Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/18 às 15h25 - Atualizado em 1/11/18 às 11h35

Detran flagra 471 condutores dirigindo com a habilitação suspensa

COMPARTILHAR

Mais de 100 motoristas foram presos por violarem a suspensão

(Brasília, 30/04/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, em abril de 2017, a Operação Pontos para a Vida (PPV) que tem o objetivo de identificar condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso ou cassado, mas continuam cometendo infrações. Em um ano de PPV, foram autuados 471 motoristas, sendo que 442 estavam suspensos e 29 com o direito de dirigir cassado. Esses condutores somam juntos 9.579 pontos relativos a infrações de trânsito.

Segundo um levantamento do Detran, cerca de 1.500 condutores, que estão impedidos de dirigir, podem estar descumprindo a penalidade. Os dados foram constatados a partir do cruzamento entre as informações dos condutores e das infrações anotadas no registro dos veículos, dos quais esses infratores são proprietários. A partir dessa identificação, as equipes de fiscalização de trânsito recebem orientações para abordarem os infratores.

Penalidade

O condutor suspenso que é flagrado dirigindo recebe a multa de R$ 880,41 e responde ao processo de cassação de CNH. Nesse caso, só poderá conduzir veículo após dois anos, além de ser obrigatório realizar todo o processo de habilitação novamente.

De acordo com o art. 307 do Código de Trânsito Brasileiro, a violação da suspensão ou da cassação da habilitação configura crime, com detenção de seis meses a um ano. A PPV conta com o apoio da Polícia Civil, no registro da ocorrência do crime de violação da suspensão, e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para que os infratores sejam penalizados criminalmente. Nesse último ano, 119 motoristas foram conduzidos à Delegacia de Polícia e 70 processos judiciais foram instaurados, sendo que 23 já resultaram em transação penal.

Redução de acidentes

De acordo com um levantamento realizado pela Gerência de Estatística do Detran-DF, em 2017 um condutor com a CNH suspensa se evolveu em acidente de trânsito com morte no DF. Em relação a 2016, quando nove condutores com o direito de dirigir suspenso envolveram-se em acidentes de trânsito com vítimas fatais, houve uma redução de 88,8%.

IV Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito

A Operação Pontos para a Vida será apresentada no IV Congresso Latino-Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores, que será realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Asociacion Latinoamericana de Capacitacion e Ingenieria Vial (ALACI), destaca trabalhos de toda a América Latina que promovem soluções reais para problemas relacionados à violência no trânsito.

 

Operação PPV - Placar da vida 30.04.18

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)