Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/12/18 às 11h04 - Atualizado em 27/12/18 às 11h23

Posse do presidente altera trânsito na Esplanada

COMPARTILHAR

Ascom SSP

 

 

 

A previsão da Operação Posse Presidencial é de que a Esplanada dos Ministério receba de 250 até 500 mil pessoas para a festa da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, no próximo dia primeiro de janeiro. As operações na região começarão às sete horas do dia 29 de dezembro e terminarão no dia dois de janeiro.

 

A partir da zero hora do dia 29, as vias N1 e S1 serão fechadas para o trânsito de veículos, mas ainda será permitido a passagem de pedestres. No dia 30, as vias N2 e S2 também serão fechadas. Somente pessoas credenciadas poderão circular na Esplanada. No dia primeiro de janeiro, a partir das 8h, além dos bloqueios já realizados, parte da via L4, no sentido norte/sul, entre a Vila Planalto e a Procuradoria Geral da República (PGR), também será bloqueada. No sentido sul/norte o trânsito seguirá sem bloqueios. O acesso à via L4 pela Ponte JK também será bloqueado. Desta forma, o trânsito de veículos será desviado para o Setor de Clubes Sul. No mesmo horário, o Buraco do Tatuí – ligação entre a L2 Sul e L2 Norte – também será fechado.

 

A Operação contará com ações conjuntas de órgãos federais e distritais, entre os quais Exército, Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública, as polícias militar e civil, o Corpo de Bombeiros e Detran.

 

O Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), que funciona na SSP/DF, ficará em atividade plena, monitorando toda a região da Esplanada, dia e noite, do dia 29 até o encerramento da Operação, dia dois de janeiro. No CIOB funcionam 22 órgãos distritais e federais, prontos para dar respostas a grandes demandas da cidade.

 

O CIOB fará também o monitoramento das imagens das câmeras de segurança da região. As centrais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, no Centro, atenderão nos telefones 190 e 193.

 

Entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (18), no Palácio do Planalto

 

Durante entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (18), no Palácio do Planalto, o general Sérgio Etchegoyen, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência do Brasil, enumerou uma série de restrições de produtos e objetos que não poderão entrar na Esplanada, entre os quais guarda-chuva, carrinhos de bebês, fogos de artifícios.

 

Participaram ainda da coletiva o general Marco Antônio Martin,  o general da reserva Augusto Heleno, representantes do Ministério das Relações Exteriores e o secretário da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP/DF), Alessandro Moretti.

 

Haverá quatro linhas de revistas a partir da Rodoviária. Além de pontos de revista manual, haverá detector de metais ao longo do percurso. Não será permitida a entrada de ambulantes na Esplanada. Copos com água serão distribuídos em barracas espalhadas pelo local. Serão permitidos pacotes de biscoitos e frutas. Haverá ainda banheiros químicos para atender o público.

 

Ao contrário do que foi noticiado, os sinais de celulares não ficarão bloqueados. Os bloqueios serão feitos a aparelhos controladores de drones e outros objetos ou equipamentos que operem em frequência clandestina.

 

As delegacias da Criança e do Adolescente, da Mulher e a 1ª, 2ª e 5ª Delegacias de Polícia receberão reforço para atender durante todo o período da Operação Posse. Mais de 2,6 mil policiais militares trabalharão na região da Esplanada. Serão 36 agentes do Detran e dez viaturas e mais 350 militares do Corpo de Bombeiros e 25 viaturas prontos para a Operação.

 

Além do pleno funcionamento do CIOB, será criada a “Cidade Policial”, um espaço da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF), localizado próximo ao Museu da República, que abrigará os recursos humanos e materiais da PMDF, PCDF e demais agências envolvidas na Operação “Posse Presidencial 2019”, para promover e incentivar a coordenação e cooperação das atividades desenvolvidas. Veja abaixo o que não será permitido na Esplanada dos Ministérios no dia da posse:

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)