Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/19 às 10h53 - Atualizado em 10/10/19 às 12h28

Procissão de Nossa Senhora Aparecida, shows e corridas de rua impactam o trânsito neste fim de semana

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 9/10/2017) – No sábado (12) e domingo (13), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará intervenções no trânsito do Plano Piloto e do Riacho Fundo I devido aos eventos: Solenidade de Nossa Senhora Aparecida – na Esplanada dos Ministérios, Festeja – no Estádio Nacional, Corrida de Rua Circuito Banco do Brasil – no Parque da Cidade e Corrida de Reis – no Riacho Fundo I.

 

Esplanada

 

Para permitir a montagem da estrutura da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, realizada em frente à Catedral Metropolitana, no sábado (12), das 7h às 22h, e garantir segurança aos fiéis, todos os estacionamentos da Catedral, inclusive os da Cúria, estarão interditados desde a noite de sexta-feira (11).

 

Nas vias S1 e N1, o trânsito de veículos ocorrerá apenas nas três faixas da direita, ficando as outras três – próximas ao canteiro central – destinadas aos pedestres. As ligações entre elas, no quadrante em frente à Catedral, também ficarão fechadas.

 

A partir das 18h de sábado, em decorrência da Procissão, os agentes farão o bloqueio das vias S1 e N1 no quadrante em frente à catedral, desviando o trânsito da S1 para a L2 Sul e da L2 Sul para o mergulho do Buraco do Tatuí, além de bloquear os acessos à N1 pela L4. Os veículos estacionados nos ministérios também não poderão acessar a N1 durante a procissão.

 

Estádio Nacional

 

Das 14h de sábado (12) às 5h de domingo (13), os agentes do Detran montarão um esquema de trânsito especial para facilitar a chegada e saída do público que participará dos eventos Festeja e Buteco do Gustavo do Lima, que ocorrerão no complexo do Estádio Nacional de Brasília.

 

Os condutores deverão ficar atentos às travessias de pedestres que serão instaladas nas vias S2 e S1 (próximo à Funarte), na via N1 (próximo ao Planetário e à Feira da Torre) e na via do Contorno do Estádio (na altura da rotatória).

 

A área de estacionamento localizada às margens da N1, próximo às entradas do Estádio, será isolada na noite de sexta-feira (11) e só será liberada a partir das 15h do sábado para o acesso de táxis e transportes por aplicativo.

 

As opções de estacionamento serão em volta do Estádio e do Ginásio Nilson Nelson, no Parque da Cidade, no Setor Hoteleiro Norte e no Palácio do Buriti. Durante os eventos, o Detran atuará com equipes em patrulhamento, utilizando guincho e empilhadeira para evitar estacionamentos irregulares que prejudiquem a fluidez de veículos ou a passagem de pedestres, além das operações para coibir direção sob a influência de álcool.

 

Parque da Cidade

 

Na manhã de domingo, a partir das 6h30, o trânsito no Parque da Cidade ficará em sentido único anti-horário, em razão da Corrida de Rua Circuito Banco do Brasil, que terá como local de largada e chegada o estacionamento nº 9. A entrada do parque pela via S1 ficará fechada, assim como as rotatórias que ficam na altura das quadras 913 e 911 Sul.

 

Riacho Fundo I

 

A Corrida de Reis Etapa Riacho Fundo I acontecerá na manhã de domingo, com largada e chegada em frente ao Centro Olímpico da cidade. A partir das 6h30, os agentes fecharão o trecho da Avenida Sucupira entre o Centro Olímpico e o acesso à Avenida Cedro. Os veículos que vierem pela Avenida Sucupira serão desviados pela QS 14 na antes do Centro Olímpico e pela QS 2, na altura do Fórum. O percurso vai até a rotatória de acesso à EPNB, próximo ao Setor Placa da Mercedes e retorna ao ponto de partida.

 

Evento de ciclismo

 

Na manhã de domingo, acontecerá a GFBRASÍLIA – uma prova de ciclismo com percursos de 90 e 125 km. A largada será na N1 próximo ao Museu da República, sentido Catedral Rainha da Paz. O planejamento e o controle do trânsito para este evento estarão a cargo da Polícia Militar e, entre as 5h e 12h, haverá o fechamento total via JK (incluindo a Ponte JK) e da via N1, altura do 1º BGM até o acesso à L2 Norte. Também estão previstos desvios e intervenções pontuais durante todo o percurso, que será acompanhado por batedores da PMDF.

 

Devido ao fechamento da via de acesso à Ponte JK, quem for ao CICB para o evento Método CIS 208, deverá utilizar a via principal do Setor de Clubes Sul.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)