Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/14 às 19h55 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

Projeto Faixa Cidadã é lançado na Ceilândia

COMPARTILHAR

Alunos de escolas públicas e particulares escolheram mascote e jingle da campanha

Resgatar o orgulho de respeitar o pedestre na faixa é o objetivo do Projeto Faixa Cidadã, lançado pelo Detran nesta terça-feira (08/04), em frente ao Shopping Popular de Ceilândia. O evento, que começou às 11h, contou com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do diretor do Detran, Rômulo Félix, do administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, além de outras autoridades.

Rômulo Félix disse que o projeto traz a sociedade para esse engajamento da faixa de pedestre e que as crianças são fundamentais na campanha, pela educação e conscientização. “As crianças são as que mais nos ajudam. Eles que ensinam, cobram dos pais. Além do efeito imediato como pedestres, ainda tem o de se tornarem cidadãos conscientes no futuro”.

O projeto começa na Ceilândia, percorrerá todas as cidades do Distrito Federal e será dividido em duas etapas: na primeira, equipes de educação atuarão em cada Região Administrativa durante uma semana e, na segunda, será a vez das equipes de fiscalização autuarem os condutores infratores. Não respeitar o pedestre na faixa é infração gravíssima, que gera multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH.

Durante o evento, o governador fez a entrega de 20 motos, quatro guinchos e um caminhão de sinalização viária à autarquia. “Nós vamos dotar nosso Detran com mais estrutura ainda. São 20 motos, quatro guinchos e um caminhão de sinalização, melhorando as condições para fiscalização e atuação do órgão, que já é muito eficiente, com pessoal muito capacitado”.

Concurso
Além de conscientizar pedestres e motoristas para o bom uso da faixa de pedestres, o Detran-DF criou um concurso para seleção de um mascote e um jingle para o projeto. Cerca de 40 alunos, da Escola Classe 18 de Ceilândia, representaram os mais de mil estudantes que inscreveram seus trabalhos no concurso.

O governador Agnelo Queiroz fez a entrega dos prêmios e disse que os estudantes participaram do concurso com criatividade e envolvimento. “Hoje, nós estamos iniciando o projeto Faixa Cidadã. É o resgate do respeito ao uso da faixa, que a criançada elaborou, criou e fez todo esse debate nas escolas. Serve para reativar o uso da faixa para nossa cidade, que é um exemplo”, afirmou.

Os alunos vencedores do melhor jingle, melhor mascote e melhor nome da mascote (Segurito), foram premiados com um tablet e a participação em um voo de monitoramento aéreo do trânsito do DF, juntamente, com professor-orientador. O Centro de Ensino Fundamental nº 1 do Lago Norte teve o maior número de trabalhos pré-classificados e foi premiado com um notebook e um projetor multimídia.

Mascote - Segurito

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)