Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/12/15 às 12h59 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Talão eletrônico oferece agilidade e precisão

Cerca de 80% das autuações realizadas por agentes de trânsito são eletrônicas

(Brasília, 14/12/2015) – Para ampliar o conhecimento e introduzir novas ferramentas ao Sistema Integrado Móvel para Gestão de Trânsito (Simgt) – o chamado Talonário Eletrônico – a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF promoveu 14 oficinas para o treinamento de cerca de 450 agentes de trânsito responsáveis pela fiscalização nas ruas.
Implantado há cerca de dois anos e meio, o talonário eletrônico é usado principalmente para consultar a placa de veículos, obter informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação e para fazer autuações. O aplicativo, disponibilizado por meio de aparelho celular, capta as informações automaticamente, consolida os dados de maneira ágil e precisa, facilitando o trabalho dos agentes de trânsito.
Antes um agente gastava cerca de um minuto para lavrar um auto de infração, em formulário de papel, que levava cerca de 10 dias para ser processado. Com o talonário eletrônico o agente leva somente 15 segundos para fazer uma autuação, que é processada automaticamente em 24 horas.
Conforme o diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim, o sistema agregou valor ao trabalho da fiscalização, tornando o processo de autuação mais eficiente – pela pequena chance de erro – além da agilidade, precisão e efetividade. Atualmente, cerca de 80% das autuações realizadas por agentes de trânsito são eletrônicas.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)