20/02/15 às 19h17 - Atualizado em 1/11/18 às 11h43

DF teve menor número de mortes dos últimos 10 carnavais

Trabalho integrado de educação e fiscalização resultou na redução de 75% de óbitos

Balanço divulgado pela gerência de estatística do Detran, nesta quinta-feira (19), apresentou redução de 75% no número de mortes no trânsito do DF durante o Carnaval 2015 em comparação ao período de folia em 2014.

Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, ocorreram dois acidentes que resultaram na morte de dois motociclistas: um na tarde de sábado (14), na Via S1, próximo à Catedral Rainha da Paz; e outro na madrugada de segunda-feira (16), na DF 025 – Estrada Parque Dom Bosco.

Desde 2006, o menor número de mortes registrado no período de carnaval tinha sido em 2009, quando quatro pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no DF. Em 2012, esse tipo de ocorrência chegou a atingir a marca de 10 mortes e em 2014, oito.

O informativo “Carnaval 2015” traz ainda dados sobre os acidentes dos últimos carnavais, destacando horários das ocorrências, natureza dos acidentes e tipos de veículos envolvidos. O documento está disponível no site do Detran, no link http://www.detran.df.gov.br/images/documentos/O_Detran/estatisticas/informacao_n1_carnaval_2015.pdf.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, ações de educação e fiscalização contribuíram para uma folia mais segura. “Conseguimos reduzir significativamente o número de óbitos no trânsito durante o carnaval deste ano, graças ao esforço conjunto dos órgãos de trânsito e da conscientização da população, que contribuiu bastante com a segurança nas vias.”

As ações preventivas começaram na quinta-feira (12) com o lançamento da campanha publicitária “No Carnaval, batida só a do samba”  e blitzes educativas com abordagem de condutores e pedestres a fim de alertar a população sobre o aumento do consumo de bebidas alcoólicas nas festas carnavalescas e os riscos da combinação álcool e direção. Foram veiculados vídeos nas principais TVs abertas e fechadas e spot nas rádios de maior audiência do DF, além de anúncios em veículos impressos. As blitzes educativas ocorreram nas cidades em que houve mortes no carnaval do ano passado: Plano Piloto, Santa Maria, Ceilândia, Samambaia e Taguatinga.

Durante o Carnaval, o Detran continuou com a campanha educativa, mas também intensificou a fiscalização de trânsito a fim de evitar que aqueles que insistissem em dirigir sob o efeito de álcool colocassem em risco a própria vida e a de outros usuários da via.

As equipes de educação atuaram nos locais de concentração dos blocos carnavalescos com atividades voltadas para todas as idades e, em especial, às crianças que foram às ruas curtir o Carnaval da Baratinha (no Parque da Cidade), do Galinho (no Setor de Autarquias Sul) e no Pacotão (na W3 Norte/Sul).

Enquanto isso, as equipes de fiscalização não tiveram descanso. Entre a sexta-feira (13) e a madrugada da quarta-feira (18), foram realizadas aproximadamente 4.600 abordagens a veículos, que resultaram na apreensão de 392 veículos e 1.300 notificações por motivos diversos, sendo 222 condutores autuados por conduzir veículo sob o efeito de álcool e 150 não habilitados.

No Carnaval do ano passado, 351 condutores foram abordados em blitzes da autarquia e 1.365 notificações foram realizadas, resultando na apreensão de 61 veículos, 222 condutores autuados por embriaguez ao volante e 42 não habilitados.

Para o diretor de policiamento e fiscalização de trânsito, Silvain Fonseca, o número de flagrantes de irregularidades foi alto, mas isso impactou positivamente na redução do número de acidentes fatais. Segundo ele, “cada condutor embriagado ou sem habilitação que é flagrado na fiscalização e impedido de continuar na direção de seus veículos representa um risco a menos de acidente de trânsito”.

Além de uma média de seis blitzes por dia, o Detran atuou em 34 eventos carnavalescos, fazendo o controle de trânsito e facilitando a travessia dos foliões.