27/03/24 às 15h49 - Atualizado em 27/03/24 às 15h50

Eventos religiosos impactam o trânsito em diversas cidades

Equipes de policiamento e fiscalização de trânsito do Detran-DF farão intervenções no tráfego para garantir segurança aos fiéis

Zélia Ferreira

(Brasília – 27/3/2024) – Para garantir a segurança dos fiéis que participarão de eventos religiosos na sexta-feira (29) e no domingo (31), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal planejou intervenções no tráfego de veículos em vias do Riacho Fundo, Samambaia, Sobradinho I e II, L2 Sul, Paranoá e Ceilândia. Além de implantar sinalização específica em cada cidade, as equipes de policiamento e fiscalização de trânsito acompanharão os eventos e farão interdições, se necessário.

Sexta-feira (29)

No Riacho Fundo, a Via Sacra acontecerá na sexta-feira (29), das 9h às 11h. Os fiéis se concentrarão na Paróquia São Domingos Sávio, seguindo pela Avenida Sucupira até a altura do CEM 1, onde irão acessar a Avenida Central e seguir até a Praça Central, localizada ao lado da Administração Regional da cidade. Os estacionamentos da Paróquia São Domingos Sávio e da Praça Central serão fechados pelo Detran-DF a partir das 23h59 de quinta-feira (28).

Na Samambaia, a Procissão de Via Sacra vai acontecer na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 15h de sexta-feira (29). Os fiéis se concentrarão na rotatória do Hospital Regional da cidade e farão a travessia em dois pontos de bloqueio montados pelo Detran-DF em direção à Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Em Sobradinho II, o evento Paixão de Cristo vai concentrar os fiéis no estacionamento do Restaurante Comunitário, de onde sairão em direção ao estacionamento da Paróquia São José Esposo de Maria. O evento acontecerá das 15h às 19h de sexta-feira (29) e os agentes farão o fechamento dos dois estacionamentos a partir das 23h59 de quarta-feira (27).

Na L2 Sul, haverá a Via Sacra nas Ruas, com partida e chegada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, das 16h às 20h de sexta-feira (29). Os participantes sairão pela via L2 Sul até o 1º retorno do comércio local da 414/415 Sul, passando pela superquadra 415/215 até a entrada da superquadra 415/416, seguindo pela superquadra 415 e atravessando a L2 Sul em frente à Paróquia, onde o Detran-DF fará um ponto de bloqueio para facilitar a travessia dos pedestres.

A Via Sacra do Paranoá vai acontecer das 17h às 22h de sexta-feira (29). Os fiéis vão se concentrar na Avenida Paranoá, altura do Terminal Rodoviário, no palco próximo à pista de atletismo da cidade. De lá, eles caminharão pela Avenida Paranoá até a quadra coberta próximo à Administração do Paranoá. Durante todo o percurso, os fiéis serão acompanhados por duas viaturas do Detran-DF.

Ainda na sexta-feira (29), das 17 às 21h, acontecerá a 41ª Via Sacra de Sobradinho, na Quadra 15 AE nº 04, no campo de futebol em frente à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Devido à grande expectativa de público, cerca de 10 mil pessoas, as vias internas nas imediações da paróquia e do campo de futebol serão fechadas para o trânsito de veículos, a partir das 23h59 de quinta-feira (28). O Detran-DF implantará a sinalização de bloqueios e os policiais militares do 13º BPM farão o controle do tráfego durante o evento.

Domingo (31)

Na Ceilândia, haverá a Procissão de Páscoa, das 6h às 7h de domingo (31). Cerca de 500 fiéis se concentrarão na Paróquia São Marcos e São Lucas (EQNP 09/13 Módulos EFGH) de onde sairão em direção à via P2 Norte até o Asas Grill Espetos, indo em direção ao Supermercado Caprichoso, de onde acessarão a via P1 Norte até o Tô Aqui Beer e retornarão à paróquia. Uma viatura de quatro rodas e outra do tipo motocicleta farão o acompanhamento dos participantes durante todo o trajeto.