Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/23 às 12h07 - Atualizado em 11/12/23 às 12h19

400 crianças e Adolescentes participaram da Ação de Natal do Detran/DF

COMPARTILHAR

 

A ação solidária aconteceu, neste final de semana, na Cidade da Estrutural.

 

 Ludimila Basílio

 

(Brasília, 11/12/2023) – No último sábado (9), houve a 8ª edição do projeto de Natal do Detran/DF que, este ano, contemplou 400 crianças e adolescentes e contou com a participação de aproximadamente 100 voluntários. O evento aconteceu no Centro Olímpico da Estrutural, com parceria da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SELDF), que promoveu a liberação do espaço e as tendas para realização da ação.

 

A diversão foi garantida com a instalação de brinquedos infláveis, futebol de sabão e muita comida: cachorro quente, suco, refrigerante, algodão doce. As crianças se encantaram com a chegada do Papai Noel de helicóptero e com a entrega de brinquedos.

 

Para Monique Casado, agente de trânsito, presente na ação, a experiência foi gratificante: “O Detran tem muito orgulho de proporcionar essa ação social, ver o sorriso no rosto de cada criança, a alegria das famílias, aquece o coração “, disse.

 

Os participantes contaram também com a apresentação de coral e do teatro do Detran/DF, com a presença dos personagens do trânsito e do mascote da autarquia;  receberam livros ilustrados sobre educação de trânsito, além do talão de infrações do Segurito, que ajuda os jovens a aprender e orientar os pais de forma lúdica.

 

Para o Chefe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito (NUCET), Miguel Videl, ações como esta são uma excelente forma de conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância de se construir a cultura de paz no trânsito. “Trouxemos a educação voltada para as crianças para que elas possam trabalhar não só a questão da empatia e pensar no próximo natal, mas levar para a vida inteira os cuidados necessários ao atravessar a faixa de pedestres, cuidados que tem de ter no dia a dia por um trânsito mais seguro.”, reforçou.

 

Histórico

 

A ação teve início em 2015 quando servidores e colaboradores da Diretoria de Policiamento e Fiscalização do Detran/DF se uniram para fazer doação de brinquedos e cestas básicas a entidades carentes.

Hoje o evento conta com apoio da Direção-Geral, Diretoria de Educação, Unidade de Operação Aérea e diversos servidores da Autarquia.

Entre os parceiros deste ano, estavam Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e as empresas Calango Beach Tennis e Play Tennis, estas doaram 200 brinquedos para o evento.

 

Como se inscrever

 

Até o final de novembro, cada instituição envia no nome de até 70 crianças para receber presentes no dia do evento. No ano de 2023,sete instituições solicitaram participação e foram contempladas:

– Creche Menino Jesus (Estrutural)

– Alunos do Centro Olímpico (Estrutural)

– Projeto PIB Viver (Estrutural)

– Embaixadores do Rei (Estrutural)

– Creche Minha Infância (Sol Nascente)

– Projeto Viver (Ceilândia)

– Embaixadores do Rei (Por do Sol)

 

Para 2024, a organização do evento pretende contemplar a Região Administrativa do Sol Nascente. Portanto, caso alguma Instituição que trabalha com crianças carentes queira participar do próximo evento “Natal Social do Detran”, poderá enviar a solicitação para o e-mail: natalsocialdetran@gmail.com.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)