Em 50 anos, o Detran-DF cresceu, modernizou-se e tornou-se referência nacional
(Brasília, 17/03/2017) – Com um quadro de 1470 servidores, 19 postos de atendimentos e recebendo um público diário estimado em seis mil usuários, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) completou 50 anos nesta semana, precisamente na segunda-feira – dia 13 de março.
Neste meio século, o Departamento saiu das fichas cadastrais e da máquina de datilografia, saltando para o atendimento informatizado, o monitoramento da frota em tempo real, o registro de infrações de trânsito por meio de aparelhos celulares, o atendimento online, além de flagrar veículos irregulares com apenas alguns clics.
O Órgão também conquistou a cidadania no trânsito com a implantação e o respeito à faixa de pedestre, tornando-se referência nacional. Com um atuante quadro de servidores nas áreas de engenharia, fiscalização e educação de trânsito, o Detran tem conseguido, nos últimos anos, regredir o número de vítimas fatais no trânsito, mesmo com o vertiginoso aumento da frota e da população do DF.
A Autarquia integra o Sistema Nacional de Trânsito, tem autonomia administrativa e financeira e está vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Atualmente controla uma frota de 1.678.343 veículos e mantém em seu sistema 1.673.708 cadastros de condutores habilitados.
História
O Detran-DF foi criado pelo Decreto-Lei nº 315, de 13 de março de 1967, dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública, pelo então Presidente da República Humberto de Alencar Castello Branco.
Em 1975, o Presidente Ernesto Geisel transformou o Departamento de Trânsito do Distrito Federal em autarquia, por meio da Lei nº 6.296, de 15 de dezembro de 1975 e pelos artigos 117, inciso IV, e 124a da Lei Orgânica do Distrito Federal.
DETRAN-DF
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