Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/18 às 19h04 - Atualizado em 1/11/18 às 11h35

Abertura do Maio Amarelo 2018

COMPARTILHAR

O lema adotado para a edição de 2018, “Nós somos o trânsito”, busca conscientizar a importância da participação em prol da segurança

(Brasília, 02/05/2018) – Sob o lema “Nós somos o trânsito”, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizam a abertura da quinta edição do Maio Amarelo, no Complexo Cultural da República, em Brasília, na próxima quarta-feira (02).

O Maio Amarelo faz parte da agenda proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, como o mês de referência mundial para as ações em trânsito, com a decretação da Década de Ação para Segurança no Trânsito. O objetivo é produzir um movimento coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária, mobilizando agentes envolvidos na fiscalização e segurança no trânsito, condutores e pedestres, promovendo discussões e conscientização nas vias e estradas brasileiras.

O lema adotado para a edição de 2018, “Nós somos o trânsito”, busca conscientizar a importância da participação em prol da segurança viária de todos os atores envolvidos: órgãos e agentes de fiscalização, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Durante o evento de abertura do Maio Amarelo, realizado ao lado do Museu da República, será disponibilizado ao público presente o Cine Pedal, onde curtas-metragens serão exibidos a partir da energia gerada por bicicletas, pedaladas pelos próprios espectadores. Também haverá distribuição de materiais educativos, demonstração do uso de simuladores e bafômetro, além de exposição de viaturas dos órgãos de trânsito e veículos antigos.

De acordo com a ONU, o Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, com 234 mortes a cada 100 mil veículos, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Ainda segundo a organização, quando o assunto é acidentes envolvendo motocicletas, o Brasil é o segundo país com mais mortes, com cerca de sete casos de óbito para cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Paraguai, que tem 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes.

Abertura da quinta edição do Maio Amarelo
Data: 02/05
Local: Complexo Cultural da República, ao lado do Museu Nacional
Horário: 18h

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)