Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/16 às 23h02 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Ação educativa orienta a população sobra as mudanças no SCS

COMPARTILHAR

O trânsito no local sofreu diversas alterações e parte das vias mudou o sentido

(Brasília, 13/05/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nesta sexta-feira (13), mais uma ação educativa no Setor Comercial Sul, para orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre as mudanças no sentido da maior parte das vias do setor.

os locais de maior fluxo de pessoas foram instalados semáforos para garantir a segurança na travessia dos pedestres nas faixas e dar mais fluidez ao trânsito. A sinalização vertical e horizontal foi revitalizada e novas faixas de pedestres foram implantadas.    

As atividades educativas do Detran-DF contaram com a participação da equipe de educação no trânsito, dos Yellow man (artistas vestidos e pintados de amarelo), para lembrar que estamos no Maio Amarelo, dos promotores responsáveis pela entrega de folders e pela explicação sobre as mudanças e da fiscalização de trânsito que está realizando blitzes educativas constantes na região.

Ações como esta no Setor Comercial Sul estão previstas para acontecer até o final deste mês, a fim de tornar ampla a divulgação das mudanças no trânsito naquele local.

Saiba o que mudou no Setor Comercial Sul

Com informações de Samira Pádua, da Agência Brasília

O trânsito nas Quadras 1 a 6 do Setor Comercial Sul foi alterado em 9 de maio. Mudanças também ocorreram no Setor Hoteleiro Sul. O trabalho de sinalização foi feito pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) desde 2 de abril. No Setor Comercial Sul, o tráfego de veículos passa a ser no sentido norte-sul na via entre as Quadras 4 e 5; na rua entre as Quadras 5 e 6, na direção sul-norte. Também foram invertidos os fluxos das vias entre as Quadras 3 e 4 e as Quadras 2 e 3, que passaram a ter os sentidos sul-norte e norte-sul, respectivamente. No Setor Hoteleiro Sul, a via de mão dupla entre as Quadras 1 e 2 ganhou sentido único (norte-sul). Aquela entre as Quadras 2 e 3, também de mão dupla, agora é única, no sentido sul-norte. As pistas que interligam as quadras do setor continuam de mão dupla. O objetivo das alterações é ofertar novas possibilidades de percursos, com acessos mais diretos aos setores centrais, para dar mais fluidez ao trânsito e minimizar o acúmulo de veículos. Hoje, por exemplo, uma das maneiras de chegar ao Setor Comercial Sul, vindo da Via S1 do Eixo Monumental é entrando pela W3 Sul e fazendo retornos. As mudanças permitem entrada direta, orientada por semáforos, ao Setor Comercial Sul, pelo Setor Hoteleiro Sul. No caso dos motoristas, a mudança permite a ligação dos Setores Hoteleiro Sul e Comercial Sul, incluindo a opção de fazer conversões à direita ou à esquerda (veja o mapa). Os semáforos também proporcionam travessias mais seguras para os pedestres.

Semáforos e estacionamentos

As modificações também incluíram o início do funcionamento de 12 semáforos, instalados em 2014, de forma a contribuir para a organização do movimento de pedestres e de veículos e, conseqüentemente, para a fluidez do trânsito. Na via central de pedestres — que atende às normas de acessibilidade e vai da W3 Sul até a Galeria dos Estados —, seis semáforos foram ativados. Eles funcionam por meio de botões, mediante acionamento. Além desses, dois conjuntos de semáforos ficaram ativos. Os estacionamentos do Setor Comercial Sul foram reordenados para melhor circulação, adequando-se às mudanças de sentido das vias. As vagas dos bolsões de estacionamento continuam perpendiculares ao meio-fio e aquelas nas faixas de rolamento ao longo das vias internas ficaram em diagonal, para facilitar a entrada dos motoristas.

 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)