28/12/18 às 12h17 - Atualizado em 28/12/18 às 12h37

Alterações no trânsito para a posse de Ibaneis Rocha

(Brasília, 28/12/2018) – A posse do novo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inicia com uma missa em Ação de Graça, às 8h de terça-feira (1º), no Santuário Dom Bosco, na 702 Sul. Para garantir a fluidez no trânsito, a partir das 7h, agentes da fiscalização do Detran estarão fazendo a sinalização e o controle do tráfego na via que liga a W3 à W4 Sul, na quadra 702 Sul.

As vias internas do Santuário serão sinalizadas para impedir o estacionamento em locais que possam causar bloqueio no trânsito e haverá vagas reservadas para autoridades. No final do evento, os agentes fecharão o acesso à W4 Sul pela W3, para facilitar a saída dos veículos do estacionamento pela via interna da igreja usando a contramão. O trânsito na área está previsto para ser normalizado às 10h.

Solenidade de posse na Câmara Legislativa

As alterações no trânsito nas imediações da Câmara Legislativa iniciam às 8h. Para o acesso dos veículos ao local da cerimônia, marcada para as 9h30, o DER mudará a primeira parada de ônibus da EPIG, sentido norte-sul, para 100 metros adiante, e sinalizará a faixa da direita, por cerca de 110m, até a via que dá acesso direto à Câmara.

Essa via será sinalizada dos dois lados para evitar estacionamento em toda a sua extensão e funcionará em sentido único da EPIG até a 1ª Avenida do Sudoeste. O estacionamento em frente à Câmara será destinado à imprensa e o do Tribunal Regional Eleitoral estará reservado.

Após o fim da cerimônia na Casa, haverá uma pequena intervenção na S1, em frente à CLDF, para o deslocamento do governador ao Palácio do Buriti. Os agentes de trânsito também auxiliarão os pedestres na travessia da S1, visto a grande quantidade de pessoas esperadas para o evento.

Palácio do Buriti

O trânsito na via N1, em frente ao Palácio do Buriti, será totalmente fechado, a partir das 10h, para a cerimônia de transmissão da faixa e posse dos novos secretários, prevista para as 11h. Às 9h, inicia a interdição de outras vias que acessam a N1, em direção ao Buriti.

O condutor que seguir da área central do Plano Piloto pela N1 será desviado para a via lateral do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Para retornar à via, eleseguirá pela pista atrás do Palácio do Buriti, que terá o sentido único invertido, dando acesso à EPAA (DF-010). Logo após a Sede do Detran, o condutor deverá fazer o retorno em direção a N1.

A via de ligação da S1 para a N1, em frente ao MPDFT, também ficará bloqueada. Já o lado inverso dessa via, de frente para o TCDF, ficará aberto para que os condutores sejam desviados da N1 para a S1.

Em função do bloqueio da N1 em frente ao Buriti, o Detran irá desativar a parada de ônibus da via, ao lado do Palácio, deslocando os coletivos para uma parada provisória no início da via de ligação da N1 ao Autódromo.

Agentes de trânsito também estarão nas imediações do local da cerimônia para sinalizar, fazer a travessia de pedestres nas vias N1 e S1. A normalização do trânsito está prevista para as 13h.

Efetivo

Para realizar o controle do trânsito e garantir maior segurança nas vias durante a posse do governador Ibaneis Rocha, o Detran-DF irá disponibilizar 17 viaturas, além de motos, o helicóptero, guincho e empilhadeira. O trabalho será realizado por 55 servidores que atuarão nas vias e outros oito ficarão no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).