Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/12/23 às 18h27 - Atualizado em 29/12/23 às 18h35

Alterações no trânsito para o Réveillon 2024

COMPARTILHAR

 

Detran-DF atuará na Esplanada dos Ministérios, na Prainha e em Planaltina

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 28/12/2023) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal planejou intervenções em vias que terão festa de Réveillon. As alterações acontecem para garantir segurança e tranquilidade ao público dos eventos na Esplanada dos Ministérios, na Prainha e em Planaltina. É importante que a população evite as vias interditadas ou com grande fluxo de veículos, além de se atentar para as travessias de pedestre e não estacionar de forma irregular.

 

Esplanada
Na Esplanada dos Ministérios, todos os acessos às vias S1 e N1 serão fechados com barreiras de concreto a partir das 23h59 de sábado (30). O acesso ao estacionamento da Cúria acontecerá pela via S2 e o controle será realizado pela equipe da própria Catedral. Os túneis de acesso da via S2 para o Palácio do Itamaraty e da via N2 para a N1 na altura dos blocos P/O e K/J serão fechados com barreiras de concreto nos dois sentidos, assim como o acesso da S2 para o estacionamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Os agentes ainda vão fechar, às 23h59 do de sábado (30), o acesso da via L2 Sul para a S1. O público que for aos shows do Réveillon na Esplanada pode estacionar nos anexos dos ministérios, pelas vias S2 e N2.

 

Prainha
Em razão do Réveillon da Prainha, serão montados dois Pontos de Controle de Trânsito (PCTran) nas proximidades da Praça dos Orixás. Nesses pontos, os agentes atuarão das 12h de sábado (30) às 4h de domingo (31) e das 15h de domingo (31) às 4h de segunda-feira (1º). O objetivo das equipes de fiscalização e policiamento de trânsito é garantir mais fluidez ao tráfego, inibir estacionamento irregular e auxiliar a travessia de pedestres. A partir das 12h de sábado (30) até a madrugada de segunda-feira (1º), o acesso dos veículos que vierem da ponte Honestino Guimarães à Praça dos Orixás ficará fechado com cercas plásticas. Além dos pontos fixos de controle, haverá patrulhamento nas imediações do evento a fim de coibir a prática de infrações de trânsito que coloquem em risco a segurança do trânsito. O trânsito no Pontão do Lago Sul ficará a cargo da PMDF.

 

Planaltina
Em Planaltina, o palco para os shows será montado em frente ao Restaurante Comunitário, ficando toda a via WL1A – que liga a Avenida Independência à via NS1 – bloqueada para o tráfego de veículos. Das 17h de domingo (31) às 4h de segunda-feira (1º), os agentes do Detran-DF atuarão nas imediações do evento para garantir fluidez e auxiliar a travessia de pedestres. Infrações de trânsito também não serão toleradas, como estacionamento irregular e direção de veículo sob influência de álcool ou outra substância entorpecente, por exemplo. É importante que todos se divirtam com consciência, respeitando as regras de segurança viária.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)