Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/09/23 às 16h07 - Atualizado em 13/09/23 às 16h39

Curso Mobilidade e Trânsito tem aula inaugural na quinta (14) 

COMPARTILHAR

Curso de 120 horas-aula, oferecido a distância, vai até dia 30 de novembro e contemplará 423 professores das escolas públicas e conveniadas 

Zélia Ferreira 

 

(Brasília – 13/9/2023) – Cerca de 420 professores efetivos e temporários da Secretaria de Educação e das instituições de Educação Infantil conveniadas da rede pública de ensino do Distrito Federal participam, nesta quinta-feira (14), da aula inaugural do 12º Ciclo de Formação de Professores do Programa Detran nas Escolas – Curso Mobilidade e Trânsito oferecido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). Há turmas de professores da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

A aula magna acontecerá no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal (Eape), a partir das 8h, para professores inscritos nas turmas do matutino, e das 13h30, para aqueles inscritos em turmas do vespertino. Este será o primeiro encontro presencial da capacitação, que possui 120h/a, na modalidade a distância. O curso, certificado pela Eape, acontece no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Detran-DF com tutoria constante e inclui, ainda, mais dois encontros presenciais e dois encontros síncronos virtuais.

 

“Levar a educação de trânsito para dentro da sala de aula é preparar cidadãos mais conscientes para o futuro. Com o Detran nas Escolas conseguimos capacitar os professores para serem multiplicadores de conhecimentos que farão diferença na vida de todos no trânsito”, disse o diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento.

 

Material pedagógico 

Para auxiliar no sucesso do desenvolvimento do programa na Unidade Escolar, os professores cursistas receberão, no dia da aula inaugural, material pedagógico de apoio para utilizar em suas aulas. Aos professores da Educação Infantil, será entregue a caixa de jogos; e aos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, um kit contendo: livro do professor e livro do aluno para cada estudante da turma de regência do cursista.

 

Mobilidade e Trânsito 

O Ciclo de Formação de Professores do curso Mobilidade e Trânsito é um dos eixos pedagógicos do Programa Detran nas Escolas, realizado pelo Detran-DF em conjunto com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e previsto no Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020.

 

O objetivo dos cursos de formação de professores é desenvolver ações pedagógicas voltadas à Educação para o Trânsito, numa perspectiva de mobilidade segura e desenvolvimento de uma cultura de paz no trânsito. Além disso, busca a compreensão das particularidades implicadas no transitar com segurança, nos variados espaços públicos, observando suas diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais.

 

Este já é o 12º ciclo desenvolvido na concepção de formação continuada dos professores, que prima pela mediação dos conhecimentos estabelecidos no currículo da escola com os conhecimentos oriundos da sociedade para criar condições de subsidiar a organização do trabalho pedagógico, baseado em reflexões e ações de aprendizagens relacionadas ao trânsito e mobilidade humana.

 

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)