16/08/17 às 11h40 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Autuação por alcoolemia no DF aumentou 72% este ano

De janeiro a julho, 14.943 condutores foram flagrados dirigindo alcoolizados

(Brasília, 16/08/2017) – A sorte não está para os desafiadores da Lei Seca. De janeiro a julho deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a PMDF e o DER autuaram 14.943 condutores flagrados dirigindo após o consumo de bebida alcoólica. Isso representa um aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram autuados 8.685 infratores.

Somente em julho deste ano foram 2.542 autuações contra 1.429 em julho de 2016. Um aumento de 77,8%. Conforme o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, os órgãos de fiscalização do DF estão intensificando as operações de trânsito, principalmente nos fins de semana quando aumenta o consumo de bebida alcoólica.

No último fim de semana, por exemplo, de quinta-feira (10) à madrugada de segunda-feira (14), equipes de fiscalização do Detran flagraram 149 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool. “Nosso objetivo é interceptar o condutor alcoolizado antes que ele provoque um acidente ou até mesmo uma tragédia”, afirma Fonseca.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. A reincidência no período de até 12 meses acarreta multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. Além disso, a recusa à realização de exame que comprove a influência de álcool ou outra substância psicoativa também é considerada infração de trânsito.

O condutor que apresentar concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar comete crime de trânsito, cuja pena de detenção varia de seis meses a três anos.