Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Brasilienses insistem no uso do celular ao volante

Em média, 190 condutores são multados diariamente no Distrito Federal

 

(Brasília, 19/07/2018) – No primeiro semestre deste ano, foram autuados no Distrito Federal, 34.413 condutores pelo uso do celular enquanto dirigiam. Conforme dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), em média, foram flagrados diariamente 190 condutores falando ou manuseando o aparelho, ou seja, um a cada sete minutos e meio. Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, o aumento foi em torno de 5% em 2018.  De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.

 

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito. Prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita no trânsito. Para o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, o uso de celular na direção é tão preocupante quanto a ingestão de bebida alcoólica. “Também é importante conscientizar os passageiros sobre os riscos que todos correm quando o motorista se distrai ao volante”.

 

O Centro de Experimentação e Segurança Viária – CESVI Brasil – também alerta que  dirigir e telefonar ou acessar as redes sociais pode gerar acidentes graves, já que os condutores trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito, ultrapassando a faixa de rolagem, freando bruscamente, caindo em buracos e até causando acidentes inesperados.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)