Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/16 às 21h42 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Crianças fazem festa em aula sobre trânsito

COMPARTILHAR

Detran participa da Semana da Educação para a Vida, no CED 03 de Sobradinho

(Brasília, 10/05/2016) – Paramentada de amarelo, diante de uma platéia de mais de 500 crianças e adolescentes, a servidora do Detran-DF, professora Darilene Rufina Lopes, esteve no Centro Educacional 03 de Sobradinho, levando a mensagem do movimento Maio Amarelo, de respeito à vida no trânsito e que visa sensibilizar a sociedade para a redução do número de acidentes.
Com sua habilidade de contagiar, Darilene fez com que uma multidão de adolescentes tagarelas participassem, com atenção e graça, de sua aula com orientações básicas sobre segurança no trânsito. Ao interagir com o público, a professora testou o conhecimento das crianças, com a entrega de brindes para quem respondesse, corretamente, perguntas simples sobre a vivência diária no trânsito, como o significado das cores do semáforo, medidas de segurança para atravessar na faixa e como proceder na faixa semaforizada.
Educação para a Vida
Para Darilene, a participação do Detran nas atividades da escola foi muito oportuna, uma vez que o Centro Educacional está promovendo a Semana de Educação para a Vida. O tema se identifica com as ações do Maio Amarelo que tem como meta promover a conscientização pelo respeito à vida.
As crianças se divertiram com o jeito brincalhão de Darilene. Com um brinde de merecimento por acertar questões sobre trânsito, o aluno do 6º ano, Warley Vinícius Torres, de 11 anos, disse que entendeu que os meios de transporte podem ser perigosos se não utilizarmos as vias corretamente. “Aprendi que temos que sinalizar antes de atravessar na faixa.”
Diego Santos, do 5º ano, também premiado, disse que aprendeu o significado de cada uma das cores do semáforo. “O vermelho não pode passar, o amarelo tem que ter atenção e o verde, siga em frente”. “As cores do trânsito servem para orientar os motoristas quando eles estão na direção do veículo”, arrematou o coleguinha Francisco Guilherme, de 10 anos.
Empolgada com a atenção das crianças para com as dicas de trânsito transmitidas pela professora Darilene, a vice-diretora Maria Marqueza agradeceu a presença do Detran no evento da Escola e falou do projeto de levar para a sala de aula a disciplina Educação para o Trânsito. A escola conta com 1.800 alunos. “Queremos que nossos alunos sejam motoristas conscientes e que evitem acidentes de trânsito.”

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)