Asfalto molhado, baixa visibilidade e excesso de velocidade aumentam os riscos de acidentes
Jaqueline Costa
(Brasília, 8/11/2021) – No período de chuvas os motoristas devem redobrar a atenção ao dirigir pelas vias do Distrito Federal. A combinação de asfalto molhado, a baixa visibilidade e as poças d’água aumentam o risco de acidentes de trânsito. Segundo as orientações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o condutor deve observar alguns cuidados, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco os vidros, para melhorar a visibilidade.
O Detran-DF ainda alerta que ao atravessar poças, o motorista deve manter a aceleração contínua em primeira marcha. E no caso de locais muito alagados, é recomendado deixar o nível da água baixar. Também é importante usar o farol baixo, que torna o veículo mais visível, e é imprescindível o uso da seta para indicar a mudança de direção.
Semáforos intermitentes
No período de chuvas os equipamentos semafóricos podem sofrer algum tipo de pane no funcionamento, isso ocorre principalmente quando há queda de energia. O Detran-DF monitora os equipamentos, mas também orienta a população a informar ao Órgão os semáforos que apresentam problemas. Para isso, basta ligar para o telefone 154.
Dicas:
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)