Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/07/16 às 21h54 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran atuará com as Forças Armadas durante Olimpíadas

COMPARTILHAR

Serão mobilizados, por dia, 4,5 mil policiais militares, civis, bombeiros militares e agentes de trânsito

(Brasília, 22/07/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participou da solenidade de apresentação de parte do aparato operacional que será destacado para os Jogos Olímpicos em Brasília. Conforme o diretor-geral adjunto do Detran, José Antônio de Araújo, o efetivo do órgão está bastante preparado para cumprir suas missões. “Nosso setor operacional já passou por todos os treinamentos e vamos fazer uma excelente Olimpíada aqui no Distrito Federal”.

O preparativo operacional aconteceu, na manhã desta sexta-feira (22), no anel externo do Estádio Nacional Mané Garrincha e contou com a presença de cerca de 1,2 mil profissionais do Detran-DF, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de 2.050 militares das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha) que também compareceram à apresentação.

A Operação Olimpíadas, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSPaz-DF), inicia no próximo domingo (24) e segue até o dia 15 de agosto. Neste período, serão mobilizados, por dia, 4,5 mil policiais e bombeiros militares, policiais civis e agentes do Detran. Ao todo, a segurança da Olimpíada em Brasília será feita por 8,5 mil profissionais. Viaturas, helicópteros e demais equipamento das forças de segurança estarão prontos para atender qualquer demanda durante os jogos em Brasília.

As atividades integram ao todo 44 órgãos, que voltarão a atenção para o acompanhamento das delegações, os quatro centros de treinamento, o estádio Mané Garrincha e o hotel Royal Tulip, onde as equipes ficarão hospedadas.

Durante os jogos, haverá bloqueios no trânsito em várias vias, informou o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Márcio Pereira. Uma das diferenças em relação à Copa do Mundo é que ficará proibida a circulação de ônibus próximo aos torcedores, na área do perímetro do Estádio Mané Garrincha. Durante o Mundial de 2014, coletivos eram autorizados a circular em meio a pedestres.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou a importância da integração entre forças nacionais e locais.  “Estamos unidos e preparados para garantir que as Olimpíadas — evento que representa a fraternidade universal e a paz entre os povos — ocorra de forma segura”.

Participaram também da solenidade as secretárias de Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, e do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, o comandante da Polícia Militar, Marco Antônio Nunes, o comandante do Corpo de Bombeiros, Hamilton Esteves, o diretor-geral adjunto do Detran-DF, José Antônio de Araújo, o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, entre outras autoridades.

Durante o evento, integrantes das forças nacionais e locais cantaram o Hino Nacional. Ao lado do governador, em um carro do Exército, estava o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão César Leme Justo. “O nosso propósito é trabalhar de forma articulada para garantir um ambiente seguro e estável nos Jogos Olímpicos”, disse o General.

Integrantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança Pública local também realizaram uma exposição composta de veículos, entre os quais, viaturas, carros blindados e helicópteros que irão reforçar a segurança durante o período da Operação Olimpíadas.

Confira todos os jogos em Brasília na Olimpíada:

Masculino:

4 de agosto – 13h – Iraque x Dinamarca

4 de agosto – 16h – Brasil x África do Sul

7 de agosto – 13h – Dinamarca x África do Sul

7 de agosto  – 22h – Brasil x Iraque

10 de agosto – 13h – Argentina x Honduras

10 de agosto – 16h – Coréia do Sul x México

13 de agosto – 13h – 1º do Grupo D x 2º do Grupo C

Feminino:

9 de agosto – 16h – Alemanha x Canadá

9 de agosto – 22h – China x Suécia

12 de agosto – 13h – 1º do grupo G X 3º dos grupos D ou F

Fonte: Guilherme Pera, da Agência Brasília e SSPaz.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)