Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/22 às 9h15 - Atualizado em 18/04/22 às 9h15

Detran auxilia no transporte de coração para transplante

COMPARTILHAR
Os órgãos vieram de Palmas-TO e foram levados para o Instituto de Cardiologia do DF
Ana Carolina Oliveira/Ascom Detran-DF
(Brasília, 15/4/2022) – Na tarde desta sexta-feira (15), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal foi acionado pela Central Nacional de Transplantes para realizar o transporte de um coração e um fígado vindos do Tocantins. Os órgãos foram transportados da cidade de Palmas até o Aeroporto Internacional de Brasília num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e, em seguida, levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) pela Unidade de Operações Aéreas do Detran-DF.
Desde o início do ano, a equipe do Sentinela, helicóptero do Detran, auxiliou no transporte de cinco corações, o último também veio de Palmas-TO e ocorreu no início deste mês, dia 7. No ano passado, foram sete, todos eles vindos de outros estados para o Distrito Federal.
De acordo com o piloto do Sentinela, Ricardo Timóteo, o voo durou cerca de quatro minutos, enquanto de ambulância, o trajeto até o HFA duraria em torno de 15 a 20 minutos. “Mas para salvar uma vida, cada minuto faz a diferença”, destaca Timóteo.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)