7/10/24 às 14h35 - Atualizado em 7/10/24 às 15h59

Detran-DF atinge 58% de satisfação com o serviço de ouvidoria

Jaqueline Costa

(Brasília, 7/10/2024) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) atingiu a marca de 58% de satisfação dos usuários com o serviço de ouvidoria. Além do recorde de 92,5% de manifestações atendidas dentro do prazo legal. Os índices foram divulgados no Relatório de Progresso, produzido pela Coordenação de Inovação e Governança em Ouvidoria da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).

De acordo com o relatório, no primeiro trimestre do ano passado, 38,5% das demandas dos usuários foram atendidas dentro do prazo estabelecido pelo Decreto nº 36.462/2015. Nesse período, o tempo médio de atendimento foi de 38,8 dias. Em 2024, no último trimestre, 92,5% das manifestações foram respondidas no prazo legal. Em média, foram oito dias para a resposta. O relatório revela ainda que 54% dos usuários declararam que recomendam o serviço de ouvidoria do Detran-DF.

Para o diretor-geral da autarquia, Takane do Nascimento, o relatório retrata o empenho da atual gestão em promover um atendimento de excelência. “Esse resultado reflete o compromisso da instituição em ouvir e responder de forma rápida e eficiente às demandas dos usuários e servidores. A Ouvidoria do Detran-DF tem se destacado por adotar uma metodologia que valoriza o que mais precisamos: um atendimento humanizado e respeitoso. Parabéns a toda equipe de Ouvidoria”, ressalta o diretor.

Satisfação com a resposta
Além da melhoria dos indicadores de satisfação com o serviço de ouvidoria e do prazo de resposta, outro indicador de destaque foi o de satisfação com a reposta. Em 2023, 35% dos usuários ficaram satisfeitos com a resposta do Detran-DF. No último trimestre, esse índice chegou a 52%.

Segundo o relatório da CGDF, o crescimento se deve a diversas medidas realizadas pela autarquia, por exemplo, a melhoria do espaço físico da Ouvidoria, o aumento do número de servidores e estagiários, além do trabalho desenvolvido pela equipe. “O expressivo aumento nesse indicador, vem como consequência de ações como: o comprometimento da equipe, a participação em nossos cursos, o treinamento in loco oferecido pela equipe da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), o acompanhamento das respostas e a emissão de relatórios orientativos”, destaca o documento.