Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/07/17 às 10h57 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran-DF cria curso de orientação de trânsito para pedestres

COMPARTILHAR

Um grupo de idosos, com idades entre 60 e 80 anos, serão os pioneiros no programa educativo que começa na terça-feira (1°/08)

(Brasília, 28/07/2017) – A Diretoria de Educação do Detran-DF, por meio do Núcleo de Programas Educativos de Trânsito (Nupet), realizará, pela primeira vez no Distrito Federal, o curso “Pedestre: sua atitude, sua segurança”. A turma número 1 será composta por um grupo de 20 idosos, com idades entre 60 e 80 anos, os mais vulneráveis no trânsito.

A primeira edição do curso será realizada nos dias 1 e 3 de agosto, de 8h as 12h, no SESC da 504 Sul. Ministrada por professores da Escola Pública de Trânsito do Detran, a atividade é gratuita e destina-se a pessoas que utilizam as vias públicas à pé e não dirigem veículo automotor.

O curso será desenvolvido por meio de debates, estudos de casos de acidentes, trabalhos em grupo e atividades individuais, além de vivenciar na prática situações do trânsito, visando a aprendizagem e conscientização dos pedestres. Ao final do curso, o participante que tiver 100% de frequência receberá um certificado.

Para o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, o objetivo do curso é corrigir atitudes inadequadas e identificar ações seguras, para reduzir os acidentes de trânsito envolvendo pedestres. “Nosso propósito é fortalecer os valores de cidadania, solidariedade e respeito à vida nas vias públicas”.

Aberto à Comunidade

Novos cursos dependem da demanda da comunidade. As inscrições, divulgação e disponibilização dos locais para a realização serão feitas em parceria com as Administrações Regionais, os Conselhos de Segurança Comunitária (CONSEG), as escolas públicas e particulares, além de empresas públicas, privadas e demais segmentos da sociedade.

Quem se interessar pelo curso, poderá solicitar pelo e-mail da Gerência de Ações Educativas do Detran: gerat@detran.df.gov.br. A única exigência é que a turma tenha no mínimo, 20 participantes.

Estrutura do curso

Módulo I – Atitude Segura do Pedestre (Teoria) – 4 horas/aula

? Vivência e comportamentos em trânsito:
– Quem é o pedestre;
– Direitos e deveres do pedestre;
– Identificando atitudes do pedestre no trânsito.

? Situações de risco para o pedestre:
– Uso do celular, fones de ouvido;
– Ingestão de bebida alcoólica, uso de drogas lícitas (medicamentos) e ilícitas;
– Uso da ciclovia e faixas de rolamento;
– Travessia;
– Embarque e desembarque nas vias;
– Crianças, idosos e PNE;
– Deslocamento em grupo.

? Adversidades:
– Calçadas, passarelas, faixas de pedestres, semáforos;
– Chuva, noite (ver e ser visto) e outras.

Módulo II – Atitude Segura do Pedestre (PRÁTICA) – 4 horas /aula

? Observação e identificação das diversas situações no deslocamento do pedestre,
relacionados aos temas abordados na primeira aula.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)