Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/16 às 18h56 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran-DF é parceiro no Portal do Voluntariado

COMPARTILHAR

Ferramenta cruza informações entre voluntários e instituições que precisam de ajuda

(Brasília, 24/06/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio do diretor-geral, Jayme Amorim, e da diretora de Educação de Trânsito, Gláucia Simões, participou do lançamento oficial do Portal do Voluntariado, na terça-feira (21), no Estádio Mané Garrincha.

A ferramenta, que foi desenvolvida e apresentada pelo Governo de Brasília, tem como finalidade orientar as pessoas interessadas em desenvolver algum trabalho voluntário, facilitando o contato com as instituições que precisam de ajuda.

O sistema cruzará as informações de colaboradores em atividades sociais com as de organizações, governamentais ou não, que desenvolvem esse tipo de trabalho.

Programa de voluntários no Detran-DF

O Programa de voluntários no Detran será desenvolvido por meio de atividades educativas nas comunidades e em eventos comemorativos como o Maio Amarelo, Semana Nacional de Trânsito, Dia da Criança e Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. O objetivo é envolver a sociedade civil nas campanhas educativas para um trânsito mais humano e mais cidadão.

Serão oferecidas 50 vagas para pessoas voluntárias que desejam participar de campanhas de conscientização voltadas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

As campanhas educativas são planejadas para serem desenvolvidas em locais estratégicos e de grande circulação, de forma que contemplem um público estimado entre mil e 10 mil pessoas em cada ação.

O foco do desenvolvimento de atividades educativas de trânsito será nas escolas, aniversários de Regiões Administrativas, eventos sociais, temáticos e culturais.

Como se tornar voluntário

Para participar das atividades, o voluntário deve ter idade mínima de 18 anos e passar por treinamento oferecido pelo órgão. Também serão disponibilizadas tendas caracterizadas para que os voluntários possam realizar as ações educativas e informativas. Ainda receberão camisetas para usarem durante as atividades educativas.

Treinamento

A capacitação dos voluntários será feita na Escola Pública de Trânsito, localizada na SEPS 706/906 Sul, Bloco D, Asa Sul. O conteúdo vai tratar de princípios básicos de legislação de trânsito e abordagem durante as campanhas.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas, a partir de 10 de julho, através do e-mail nucet@detran.df.gov.br. Ações previstas para este ano:

  1. Semana Nacional de Trânsito – De 18 a 25 de setembro de 2016;
  2. Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito – Dia 20 de novembro de 2016.

Colaboração

O trabalho de campo consiste em elaborar e distribuir materiais alusivos às campanhas educativas de trânsito. Para facilitar a participação do voluntário, serão oferecidos três opções de horários: 7h às 12h; 14h às 18h e 18h às 22h.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)