Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/01/24 às 11h22 - Atualizado em 18/01/24 às 14h16

Detran-DF faz operação contra excesso de barulho

COMPARTILHAR

Equipes da fiscalização de trânsito abordaram 270 motociclistas em Ceilândia

 

Jaqueline Costa

 

(Brasília, 18/1/2024) – Na noite dessa quarta-feira (17/1), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou mais uma edição da Operação Sossego em Ceilândia. Durante a ação foram abordados 270 motociclistas, sendo autuados 32 por dirigir veículo com o escapamento irregular.

 

Ainda na operação, os agentes do Detran-DF autuaram um motociclista por dirigir o veículo sob a influência de bebida alcoólica, oito por dirigir veículo com o sistema de iluminação alterado, oito inabilitados, seis com a CNH vencida e 17 por infrações diversas. Os agentes recolheram 15 veículos ao depósito. O coordenador de policiamento e fiscalização de trânsito da região Oeste, Wesley Cavalcante, destaca que a ação possibilita uma maior segurança viária. “A operação tem o foco no excesso de barulho, no entanto, também abrange as condições do veículo e do condutor. O objetivo principal é garantir um trânsito mais seguro”, ressalta o coordenador.

 

Operação Sossego

A Operação Sossego é uma inciativa do Detran-DF e tem o objetivo de retirar de circulação as motocicletas com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Neste ano, já foram registradas 333 infrações por escapamento irregular. Em todo o ano passado, foram 6.973 autuações.

 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com o escapamento irregular é infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)