Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/24 às 15h02 - Atualizado em 30/01/24 às 15h05

Detran-DF inicia Campanha Volta às Aulas

COMPARTILHAR

Educação, revitalização de faixas de pedestres e fiscalização vão garantir mais segurança no trânsito

 

(Brasília – 29/1/2024) – Nesta segunda-feira (29), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início à Campanha Volta às Aulas, com ações sobre trânsito em várias escolas do DF. O objetivo é orientar pais e alunos das escolas públicas e particulares sobre educação de trânsito  e garantir a segurança e fluidez no trânsito na volta do período escolar.

 

Hoje uma das ações foi realizada em frente ao Colégio La Salle. Os educadores de trânsito do Detran-DF montaram uma tenda em frente à escola e, com uma faixa de pedestre de vinil, orientou os pais como acontece a travessia com crianças. Os pais também receberam material educativo e orientações sobre os cuidados ao contratar um transporte escolar.

 

Para o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka, a volta às aulas também impacta a dinâmica do trânsito e do fluxo de pedestres, por isso é tão importante essa campanha.

 

“Estamos empenhados com ações específicas para volta às aulas. Nossa prioridade é garantir um trânsito seguro para pais e alunos, não só com a pintura de faixas de pedestres e demais sinalizações, mas também levando educação de trânsito para todos na porta das escolas. Também vamos garantir que os pais e responsáveis façam a melhor escolha para um transporte seguro para seus filhos com fiscalização e orientação sobre o assunto”, disse o diretor.

 

Nas próximas duas semanas, a campanha estará em várias escolas. Na terça-feira (30) será a vez do Colégio Objetivo (próximo ao Parque de Águas Claras), a partir das 7h e de 12h às 14h; e na Escola Pedacinho do Céu (EQ 13/15 do Guará II), das 12h às 13h30. Na quarta-feira (31), as equipes de educação estarão no Centro Olímpico e Paralímpico do Parque Vaquejada (QNP 21), das 9h às 15h; Na sexta-feira (2), das 11h30 às 14h, haverá ação educativa no Colégio Santo Antônio e no Sigma, ambos na 911/912 Sul; e das 8h às 13h, na Quadra Central 01 de Santa Maria (ao lado da Administração Regional).

 

Faixas de pedestres revitalizadas

 

A Engenharia de Trânsito do Detran iniciou, neste mês de janeiro, a revitalização das sinalizações de trânsito no Distrito Federal. As faixas de pedestres são prioridade neste primeiro momento, principalmente as mais próximas às escolas. Já foram mais de 100 faixas revitalizadas. Os serviços também ocorrem em locais de maior circulação de pedestres, já que os alunos precisam ter segurança em todo o trajeto casa-escola.

 

Fiscalização

 

Nas duas próximas semanas, estão programadas ações de policiamento e fiscalização de trânsito em 250 Pontos de Demonstração (PDs) e 20 Operações Tipo Blitz Escolar. Por dia, a previsão é de uma média de 25 PDs, próximos a escolas, onde os agentes de trânsito estarão de olho nas travessias de pedestres, na fluidez do trânsito e no embarque e desembarque de passageiros, além do estacionamento de veículos em local que possa trazer riscos ao tráfego e outras irregularidades que comprometam a segurança dos usuários das vias.

 

Já nas operações do tipo blitz, pelo menos duas por dia, o foco será a verificação da documentação dos veículos de transporte escolar. Condutores que transportam escolares sem a devida autorização cometem infração gravíssima, prevista no inciso XX do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, e estão sujeitos à multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH, além de ter o veículo removido ao depósito.

 

Sobre os transportes escolares, os pais precisam saber se a van que está sendo contratada é autorizatária do Detran. Sendo autorizatária e com autorização vigente, o Detran que checa a documentação toda. E todos os autorizatários são obrigados a fazer vistoria nos seus veículos a cada seis meses. Portanto se tiver algum transporte caindo aos pedaços andando por aí, não é autorizatário do Detran.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)