Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/23 às 17h55 - Atualizado em 10/11/23 às 17h55

Detran-DF intensifica campanha para período chuvoso

COMPARTILHAR

 

Ações trazem dicas importantes de como conduzir com mais segurança sob chuva

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 10/11/2023) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai realizar, na próxima semana, mais duas grandes blitzes educativas para orientar condutores de como dirigir com segurança no período chuvoso. As ações acontecerão na terça-feira (14), das 10h às 11h30, em frente ao Setor Hospitalar Norte (116/316); e na quinta-feira (16), das 10h às 11h30, na Avenida Contorno do Guará II (próximo ao Cave).

 

As blitzes educativas complementam a campanha de chuvas, que já está por toda a cidade com a mascote da Educação de Trânsito do Detran-DF, o Segurito, alertando a população sobre os cuidados que a estação chuvosa requer para transitar de forma segura. Segurito adverte: No trânsito, quem sai na chuva é pra se cuidar! Quando a chuva apertar, vai devagarinho, devagar!

 

Além de entregar material informativo, os educadores de trânsito explicarão aos condutores os riscos de dirigir sob condições adversas de chuva e aproveitarão para lembrar aos pedestres da importância de fazer a travessia sempre na faixa ou nos semáforos e evitar atravessar a via correndo, devido ao risco de queda.

 

Dicas importantes

  1. * Fazer revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo.
  2. * Manter os pneus calibrados e evitar frear quando cair em um buraco, para diminuir o efeito do impacto.
  3. * Usar o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abrir um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro, para melhorar a visibilidade. Se o carro não tiver ar-condicionado, é importante deixar uma flanela à mão, pois a intensidade da chuva pode tornar inviável a abertura dos vidros.
  4. * Reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente.
  5. * Redobrar a atenção ao passar pelos ciclistas e manter a distância mínima de um metro e meio.
  6. * Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, parar e esperar as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança.
  7. * Evitar freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem – situação que ocorre quando os pneus perdem o contato com o asfalto.
  8. * Utilizar sempre a luz de seta para indicar mudança de direção.
  9. * Evitar locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida.
  10. * Em caso de enchente, abandonar o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)