Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/07/17 às 21h36 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Detran-DF lança projeto de reformulação pedagógica

COMPARTILHAR

O objetivo é atingir, até 2019, um índice de aprovação em torno de 70% dos candidatos à primeira habilitação

(Brasília, 12/07/2017) – Preocupado com a qualidade da formação do condutor, o Detran-DF, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), lançará o Projeto de Reformulação Pedagógica da Formação Inicial de Condutores, nesta quinta-feira (13), às 15h, no auditório do Detran Sede. 

O projeto prevê a capacitação inicial dos 282 instrutores teóricos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do DF e, posteriormente, os instrutores práticos. O objetivo é atingir, até 2019, um índice de aprovação em torno de 70% dos candidatos à primeira habilitação.

A idealização do projeto teve como fundamento a constatação de que o índice de aprovação de candidatos à primeira habilitação está aquém do desejável, sendo 67% no exame teórico e 59% no exame prático, chegando ao índice geral de 63%. Isso indica uma discrepância entre as necessidades de conhecimento do futuro condutor e o que é ministrado pelos CFCs. 

Soma-se a isso, o alto índice de infrações de trânsito que, em 2016, atingiu a marca de 911.941 autuações de natureza grave e gravíssima. O baixo índice de aprovação de candidatos e o crescente número de infrações são fatores que levam a crer que é necessária a reformulação da proposta pedagógica.

A formação inicial do condutor é fundamental na geração de efeitos duradouros para promover um trânsito seguro e humanizado. Assim, o instrutor de trânsito tem papel central na formação de competências e habilidades dos condutores. Seu papel é determinante para a promoção de um trânsito seguro e para o fortalecimento da cidadania.

O lançamento do projeto terá a participação de professores da Escola Pública de Trânsito, de instrutores dos Centros de Formação dos Condutores (CFCs), da Diretoria-geral do Detran-DF, além do professor Paulo César Marques, da UnB.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)