Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/21 às 17h36 - Atualizado em 25/11/21 às 17h37

Detran-DF participa de campanha em defesa da mulher

COMPARTILHAR

Serão veiculadas mensagens educativas, nos painéis eletrônicos do órgão, incentivando a denúncia de violência contra a mulher 

(Brasília, 25/11/2021) O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) é parceiro no combate à violência contra a mulher. A campanha, criada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), cujo slogan é “Em briga de marido e mulher, a gente salva a mulher – Ligue 180” será divulgada nos painéis eletrônicos móveis do Detran-DF instalados nas vias urbanas do DF. A iniciativa foi lançada na última terça-feira, dia 23, na Esplanada dos Ministérios.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) também participa da iniciativa e ao todo serão 70 painéis distribuídos por diversos pontos da capital, orientando e conscientizando quanto aos canais de denúncia de violência contra a mulher.

 

O Diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, acredita que a violência contra a mulher deve sempre ser combatida, e contrariando o dito popular, em briga de casal, deve sim meter a colher e denunciar a agressão à mulher.

 

“Os painéis do Detran são estrategicamente posicionados nos locais de maior fluxo de veículos e pessoas para informar quanto a alterações no trânsito ou ainda disseminar mensagens educativas. Agora o órgão irá agregar mais essa campanha de conscientização e preservação da vida”, defende Zélio.

 

A secretária nacional de políticas para as mulheres do MMFDH, Cristiane Britto, ressaltou a importância da campanha. “O problema da violência doméstica não é só do Governo Federal, estadual ou distrital. É um problema de todos nós. É um movimento de vigilância solidária. Precisamos nos envolver e denunciar”, explicou Cristiane Britto.

 

Ligue 180 

 

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

 

O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), de julho de 2020 a novembro deste ano, mais de 97,4 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher foram registradas pelo Ligue 180.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)