Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/22 às 17h59 - Atualizado em 7/06/22 às 22h18

Detran-DF prestigia o lançamento nacional do Maio Amarelo 2022

COMPARTILHAR

 

8ª edição do Movimento tem como slogan “Juntos salvamos vidas”

Rafaela Nogueira

 

(Brasília – DF, 4/5/2022) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal participou, nesta quarta-feira (4), da solenidade de lançamento nacional do Movimento Maio Amarelo 2022, no Ministério da Infraestrutura.

Estiveram presentes diversas autoridades, como o Ministro de Estado da Infraestrutura, Marcelo Sampaio e o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.  Pelo Detran- DF, estiveram: o Diretor-geral Adjunto, Gustavo Amaral, a Diretora de Controle de Veículos e Condutores, Fernanda Curti, e o Diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja.

Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O Movimento teve início em 2018, em decorrência das ações da Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2011-2020), lançada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com base em estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2009, que contabilizou cerca de 1,3 milhões de mortes em 178 países.

Durante o evento, o Secretário da Senatran, Frederico Carneiro, ressaltou que a redução dos acidentes de trânsito se dá com mais educação de trânsito. E como uma das medidas, a Senatran disponibiliza em seu portal a versão Digital do CTB, atualizada. A versão impressa está sendo distribuída a todos os Departamentos de Trânsito do Brasil para ser entregue em ações de educação de trânsito nas escolas brasileiras e para a sociedade em geral.

“No DF, nossa preocupação com a preservação de vidas é constante, mas aproveitamos o movimento Maio Amarelo para intensificar as nossas ações de conscientização de pedestres, ciclistas, passageiros, motociclistas e condutores de outros veículos a relembrarem regras básicas de segurança capazes de tornar a convivência no trânsito mais harmônica e segura para todos”, destacou o diretor-geral adjunto do Detran-DF, Gustavo Amaral.

O ministro Marcelo Sampaio também assinou documento simbólico do cadastro positivo de condutores e sugeriu agenda positiva para beneficiar condutores que não cometam infrações de trânsito, como forma de estimular a redução de acidentes e infrações de trânsito.

O Diretor de Educação do Detran-DF, Marcelo Granja, ressaltou a importância do evento para maior interação e integração dos órgãos executivos de trânsito do país, como forma de compartilhar experiências e conhecimento. Marcelo também reforçou o convite a toda a população para participar das ações do Maio Amarelo no DF. A programação está disponível no site do Detran-DF (www.detran.df.gov.br).

Portal Maio Amarelo

Para quem quer participar da campanha, basta acessar: maioamarelo.com. Além disso, pode conferir os parceiros do Movimento e como aderir ao programa empresa Laço Amarelo, o qual permite o direito de utilização da marca Laço Amarelo em embalagens, camisetas, veículos, mídias sociais e produtos.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)