Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/12/23 às 18h00 - Atualizado em 15/12/23 às 18h00

Detran-DF promove campanha educativa em Planaltina

COMPARTILHAR

Uso e respeito à faixa de pedestre e redução de velocidade salvando vidas

 

(Brasília-15/12/2023) – Na manhã desta sexta-feira (15), as equipes de Educação de Trânsito do Detran-DF, com o apoio do Policiamento e Fiscalização de Trânsito, estiveram na Avenida Independência, em Planaltina, levando orientações sobre o uso e respeito à faixa de pedestre e a importância da redução da velocidade na via e nas barreiras eletrônicas para evitar acidentes.

 

A necessidade de alteração da velocidade, tanto da via quanto das barreiras eletrônicas, na Avenida Independência ,foi constatada depois de estudos da Comissão para Ações Integradas de Segurança no Trânsito do Detran-DF, que identificaram dois trechos com pontos críticos de acidentes. Numa extensão com menos de dois quilômetros, foram registrados quatro acidentes com vítimas fatais em 2022 e 2023.

 

“Pedimos aos condutores que dirijam na velocidade da via e quando for barreira eletrônica, diminua para a velocidade estabelecida, que agora é de 30 km/h aqui nesta avenida”, disse o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF, Miguel Videl.

 

Os estudos nortearam o grupo de trabalho na elaboração de projetos de engenharia como: o reposicionamento de zonas de estacionamento, a recuperação de faixas de pedestre, a criação de zona segura para travessia, ajustes nos tempos dos semáforos, revitalização das placas de sinalização, redução da velocidade regulamentar e ajustes de velocidade das barreiras eletrônicas.

 

Logo, a velocidade regulamentar da via na Avenida Independente, que era de 60 km/h, passou a ser de 50 km/h; já os trechos de barreiras eletrônicas que eram de 50 km/h, passaram para 30 km/h.

 

De acordo com estudos do especialista em trânsito, o professor Davi Duarte, quando um veículo está a 30km/h, a distância de parada, ou seja, da reação até a frenagem, é de 13,5 metros. Já um veículo a 50 km/h, a distância de parada é de 27,5 metros. Portanto, especialmente pedestres e ciclistas, têm na velocidade o grande inimigo da segurança. Os estudos também revelam que a 30 km/h morrem 5% das pessoas atropeladas; a 50km/h, essa proporção sobe para 45%.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)