Agentes de trânsito flagraram motoristas disputando corrida e realizando manobras perigosas no SIA e no Eixo Monumental
Jaqueline Costa
(Brasília, 7/10/2022) – Na noite dessa quinta-feira (6/10), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma operação para coibir disputas de corrida em vias públicas, conhecidas como racha. Durante a ação, quatro motoristas foram flagrados praticando corrida e três realizando manobras perigosas. Os flagrantes ocorreram no Setor de Industria e Abastecimento (SIA) e na Via S1, no Eixo Monumental.
As equipes de fiscalização do Detran-DF vinham monitorando a região do SIA, pois identificaram que o local era ponto de partida para a prática de corridas não autorizadas. A operação contou com a participação de 14 agentes de trânsito, em sete viaturas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto disputar corrida quanto realizar manobras perigosas sem autorização da autoridade de trânsito caracteriza infração gravíssima. A penalidade é multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e o recolhimento do veículo. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa é em dobro. Além disso, se a prática gerar situação de risco à incolumidade pública ou privada pode configurar crime de trânsito, cuja pena é detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir.
Álcool e direção
Durante uma blitz realizada ontem (6/10), em Vicente Pires, o Detran-DF e a Polícia Militar (PMDF) autuaram 20 condutores por dirigir após o consumo de bebida alcoólica, sendo que um foi conduzido à delegacia por apresentar concentração de álcool considerada crime. Um dos condutores alcoolizados tentou evadir-se da operação e foi autuado por direção perigosa. Ainda foram multados dois condutores inabilitados e outros nove por infrações diversas. Os agentes de trânsito removeram nove veículos ao depósito.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)