Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/20 às 17h23 - Atualizado em 7/08/20 às 17h23

Detran Digital chega para zerar filas no atendimento

COMPARTILHAR

O conjunto de soluções tecnológicas tem o objetivo de oferecer novos serviços pela internet

 

Valquíria Cunha

(Brasília, 07/08/2020) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, na manhã dessa quinta-feira (6), o Detran Digital. O objetivo do projeto é facilitar o acesso do cidadão aos serviços da Autarquia, de forma rápida e segura, por meio da Internet. O lançamento ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti, com transmissão ao vivo no Facebook do GDF, Twitter da Agência Brasília e Instagram do Detran-DF.

 

O evento contou com a presença do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; da secretária de empreendedorismo do Distrito Federal, Fabiana Di Lúcia; do secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza Ferreira; do diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da Biotic S/A, Leonardo Reisman; do diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia; do diretor-geral Adjunto do Detran-DF, Gustavo Amaral e do diretor de Tecnologia e Comunicação do Detran-DF, Fábio Souza.

 

Durante a cerimônia, foi apresentado o novo aplicativo do Detran-DF e a versão 2.0 do Portal de Serviços. A previsão da Diretoria de Tecnologia é que até o final do ano, pelo menos 48 serviços de balcão sejam oferecidos nas plataformas, mas a partir de segunda-feira (10), 20 já estarão disponíveis.

 

Para o diretor de tecnologia do Detran, Fábio Souza, além de acabar com as filas, o Projeto Detran Digital vai ter uma importância muito grande para a transformação de outros serviços que sempre foram burocráticos no órgão. “Em relação ao novo portal, agregamos mais tecnologia e começamos a colocar serviços com maior facilidade de interação com o usuário. Assim, o portal será dividido em duas partes: uma de serviços abertos, onde o cidadão pode entrar e acessar diretamente o serviço, e outra mais fechada, contendo serviços mais críticos, como por exemplo, alteração de endereço e emissão de DUT, que exigem um grau maior de segurança da informação”. Ainda de acordo com o diretor, o trabalho será dividido em etapas: “Nesse primeiro momento, estamos fazendo uma interação de balcão, mas em seguida pretendemos usar o acesso ao serviço a partir de tecnologias de ponta.Exemplo disso é que já está sendo desenvolvida tecnologia de reconhecimento facial. A partir daí, será possível transferir um veículo. Não se trata de redução de filas, mas do conceito “sem filas”. A plataforma será personalizada, como funciona a lógica de um banco, finalizou Fábio.

 

O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, afirmou que durante o processo de desenvolvimento do Detran Digital serviram como modelos os sistemas de grandes instituições bancárias do país: “Mesmo na primeira fase, estamos iniciando com o patamar de segurança de grandes bancos. Na segunda fase, será preciso a prova de vida e a terceira fase será a transação completa de um serviço, como por exemplo, uma vistoria veicular. Zélio Maia enfatizou que o Detran é um prestador de serviço e que muitas vezes cobra por ele.

 

Não estamos fazendo nenhum favor para a população, estamos apenas a tratando como cliente que busca o serviço que só o Detran pode prestar, então nada mais justo de que essa prestação de serviço seja a mais digna e rápida possível”, afirmou o diretor.

 

O vice-governador, Paco Britto fez um agradecimento especial aos servidores do Departamento de Trânsito: “Gostaria de fazer uma saudação especial aos servidores do Detran, sejam terceirizados ou efetivos, que muitas vezes são criticados, mesmo prestando um serviço de qualidade e atendendo bem o cidadão. Por isso, a minha menção a todos eles. Paco Britto também parabenizou o diretor-geral, Zélio Maia, por facilitar o acesso dos serviços do órgão aos cidadãos. “Esse portal será moderno e certamente vai diminuir o fluxo nos Postos de Atendimento. O GDF tem um maestro excelente e a ordem principal do Governador Ibaneis Rocha é trabalhar para beneficiar toda a população, prestando serviços de excelência”, finalizou Paco.

 

Confira os serviços que serão disponibilizados no App e Portal de Serviços

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)