Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Detran emite 27 mil licenciamentos de veículos por dia

Na última semana, cerca de 138 mil CRLVs foram enviados aos proprietários

 

(Brasília, 31/07/2018) – De 23 a 27 de junho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) emitiu 138 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) de 2018. Até o momento 602.623 veículos foram licenciados no DF, o correspondente a 34,5% da frota de veículos (1.748.674).  A prioridade de envio dos documentos é para os veículos com placa final 1 e 2, cuja exigência de uso do CRLV começa a partir de 1° de setembro.

O proprietário que ainda não recebeu o documento pode verificar se existem débitos pendentes, por meio do site do Detran (www.detran.df.gov.br) ou pelo telefone 154. Também é importante verificar se o endereço residencial está atualizado.  De cada dez documentos expedidos pelo Órgão, quatro são devolvidos porque as pessoas se esquecem de atualizar o endereço quando mudam de domicílio. Somente nas unidades do Shopping Popular e de Taguatinga mais de 500 documentos voltaram por problemas com o endereço do proprietário.

Para obter o licenciamento de 2018, o proprietário deverá pagar o IPVA (imposto cobrado pela Secretaria de Fazenda), o DPVAT (seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder), a taxa de Licenciamento (do Detran) e as multas pendentes. Para quitar os débitos, o usuário não precisa ir ao Detran. A emissão dos boletos e o pagamento ou parcelamento dos débitos com cartão, podem ser realizados diretamente no site do Órgão.

É importante lembrar que o boleto do DPVAT não é enviado à residência do proprietário, sendo necessária a impressão por meio do site da Seguradora Líder (https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/).

Fiscalização

Neste ano, a fiscalização seguirá o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência ocorrerá a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

Algarismo final da placa Prazo final para renovação
1 e 2 1º de setembro
3, 4 e 5 1º de outubro
6, 7 e 8 1º de novembro
9 e 0 1º de dezembro

Autorização para Circular

O proprietário que quitar todos os débitos e não receber o CRLV até o início da fiscalização pode emitir o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo. Essa emissão é realizada por meio do site do Detran (www.detran.df.gov.br) e o proprietário não precisa ir aos postos de atendimento. O documento provisório tem validade de 60 dias e cada proprietário poderá retirar a autorização uma única vez.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)