Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/03/21 às 11h31 - Atualizado em 30/03/21 às 11h33

Detran fará fiscalização por videomonitoramento nas vias do Aeroporto de Brasília

Objetivo é dar mais segurança e fluidez ao trânsito no local, principalmente nas vias de embarque e desembarque do terminal
Zélia Ferreira
(Brasília – 30 de março de 2021) – A partir do dia 5 de abril, a circulação de veículos nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília será monitorada por um novo sistema de câmeras de vigilância, que permitirão a fiscalização de trânsito remota por agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
O videomonitoramento tem o objetivo de organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região. Para isso, o Detran implantou um centro de controle onde os agentes terão acesso às imagens do trânsito em tempo real e poderão aplicar penalidades pelas irregularidades observadas, de acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em relação a estacionamento irregular e parada além do tempo necessário para embarque e desembarque.
De acordo com o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm, a legislação de trânsito não delimita período para o embarque e desembarque, dessa forma os agentes irão acompanhar remotamente a duração da ação. “Não podemos estipular um tempo máximo de parada, portanto a fiscalização irá autuar, por estacionamento irregular, quando não for verificado o embarque ou desembarque de passageiros, mesmo que o condutor esteja aguardando dentro veículo”, explica Lúcio.
Parceria
As câmeras foram adquiridas pela Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, considerando a necessidade de reforçar a segurança por se tratar de um aeroporto internacional com uma base aérea militar e a crescente movimentação de veículos no sítio aeroportuário. Ao todo, são 17 câmeras instaladas na região do sítio aeroportuário, e por meio de uma parceria, o acesso ao sistema foi cedido ao Detran, para a fiscalização de forma remota.
Segundo a Inframerica, dados de uma consultoria realizada em 2019, registraram que aproximadamente 1,5 milhão de veículos circulam pelo aeroporto, por ano, incluindo carros de passeio, táxis, veículos de transporte por aplicativos, ônibus e motos.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)