22/02/23 às 17h18 - Atualizado em 22/02/23 às 17h19

Detran faz balanço das atividades de Carnaval

Equipes de Educação e fiscalização de trânsito marcaram presença nos eventos para promover a segurança viária nesse período

(Brasília, 22/2/2023) – Da noite de sexta-feira (17) até a madrugada desta quarta-feira (22), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou um total de 120 operações entre patrulhamento, pontos de demonstração e blitz para fiscalizar condutores que estavam sob efeito de álcool. Além disso, a Diretoria de Educação realizou 20 ações educativas com o objetivo de conscientizar pedestres e condutores sobre cuidados com as crianças no trânsito, sobre os riscos do consumo de bebida na direção e respeito ao pedestre.

Fiscalização

Os Agentes de Trânsito estiveram presentes em 73 blocos e eventos de carnaval para realizar o controle de tráfego necessário para facilitar o acesso dos foliões aos espaços de festas, auxiliar na travessia de pedestres e organizar os estacionamentos.

Mesmo com essas atividades, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Dirpol) intensificou as operações através da Operação Carnaval e, durante os dias de eventos, os agentes de trânsito abordaram 1134 condutores, flagrando 192 condutores dirigindo sob a influência de álcool. Nas operações, 28 condutores foram autuados por não possuírem habilitação, 18 estavam com a CNH vencida e 127 veículos foram removidos para os depósitos.

Durante as operações, sete pessoas foram presas pelas equipes de fiscalização com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), quatro por embriaguez ao volante, duas por estarem realizando manobras perigosas e outra por desacatar os agentes de trânsito. Os condutores foram encaminhados às Delegacias de Polícia do Cruzeiro (3ª DP), Taguatinga Centro (12ª DP) e Hélio Prates (17ª DP).

Ações Educativas

A Diretoria de Educação fez um forte trabalho de conscientização nesse carnaval, com o objetivo de educar os foliões. Foram ao todo 20 ações realizadas em pontos de aglomeração de pessoas em blocos e em estabelecimentos comerciais, resultando na abordagem de cerca de 7 mil pessoas das mais variadas idades.

Um dos destaques das ações foi a participação do Detran no Bloco Baratinha. Os servidores montaram uma grande estrutura no local e cerca de 5 mil pessoas compareceram ao espaço do Detran e participaram de palestras, contação de histórias, jogos educativos, ouviram os repentistas e puderam interagir com o teatro de mímicos.

O Diretor-geral do Detran, Marcelo Portela, destaca a importância destas ações das duas diretorias: “O Detran se fez presente, primeiro ao convidar os condutores para uma reflexão sobre sua conduta no trânsito, sobretudo, quanto à alcoolemia. Segundo, ao fiscalizar aqueles que, mesmo sabendo dos riscos, ainda insistiram em beber e dirigir. Isso reforça o compromisso do Detran em garantir a segurança de todos, em especial nesse período de festas. Sem dúvidas, quando o assunto é trânsito, tivemos um carnaval seguro.”