Zélia Ferreira/Valquíria Cunha
(Brasília, 15/06/2018) – Em razão do momento festivo que vivemos com a Copa do Mundo, onde é muito comum a ingestão de bebida alcoólica, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), destaca atitudes seguras para que o torcedor aproveite este momento sem colocar em risco a segurança no trânsito.
O diretor-geral da Autarquia, Silvain Fonseca, orienta condutores, pedestres, ciclistas e passageiros sobre os riscos de transitarem nas vias após o consumo de bebida alcoólica: “Motoristas, se beber, não dirijam; ciclistas e pedestres, se beber evitem transitar pelas vias, para a própria proteção”.
O diretor ainda ressalta a importância da atenção redobrada nas proximidades das faixas de pedestre, o uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade e sugere a utilização de transporte público regulamentado.
Além de ações educativas sobre álcool e trânsito, o Detran vai intensificar as operações de fiscalização, principalmente nos dias de jogos do Brasil, a fim de evitar que condutores alcoolizados coloquem em risco a vida no trânsito. “O objetivo do Detran é fazer com que tenhamos um período de Copa com comemorações sem acidentes com mortos e feridos”.