Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/18 às 8h58 - Atualizado em 12/11/18 às 9h00

Detran lança a campanha Pedestre Visível

COMPARTILHAR

 

Preocupado com o aumento de atropelamentos de pedestres no DF, este ano, a Gerência de Ação Educativa de Trânsito do Detran/DF fez parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (Sedest) e lançou a campanha Pedestre Visível, Pedestre Seguro que, nos últimos três dias, atendeu 350 pessoas em situação de rua.

A campanha foi lançada, na última sexta-feira (9), nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop) da Asa Sul e de Taguatinga Norte. A ação consiste na distribuição de kits aos cidadãos das ruas contendo sacola bag e pulseira, ambos confeccionados com material refletivo e impermeável.

No domingo (11), a campanha foi realizada na Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (UNAF), localizada no Areal, em Águas Claras, onde a equipe de Educação de Trânsito do Detran atendeu 60 pessoas. A distribuição do material foi precedida de uma explanação do gerente de Ação de Educativa de Trânsito, Tiago Moreira, sobre a importância de sempre ser visto nas vias.

 

Parte mais vulnerável

Segundo Tiago, o pedestre é a parte mais vulnerável do trânsito. Por isso, em 2017, o Detran desenvolveu o curso para pedestres, atendendo inicialmente o público idoso. “O projeto foi um sucesso. Agora é a vez dos cidadãos das ruas. Queremos que esses pedestres sejam vistos e notados quando o farol do carro refletir sua luz no material que estamos distribuindo”, explica Tiago.

Idealizado pelo atual diretor de Educação de Trânsito do Detran-DF, professor Álvaro Ribeiro, o projeto tem como propósito trabalhar junto a pessoas em situação de rua, pela dificuldade em alcançá-las nas ações educativas diárias. “Trata-se de um público que, geralmente, anda pelas vias durante a noite”, reforça o professor.

A campanha continuará durante a semana e, numa segunda etapa, o Detran voltará às unidades de acolhimento aos cidadãos para verificar a efetividade da ação. O Órgão está planejando também a aplicação da campanha junto aos trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte e transitam nas vias sem qualquer proteção.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)