27/05/21 às 9h20 - Atualizado em 27/05/21 às 9h20

Detran lança ação educativa para coibir estacionamento irregular

A campanha conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e busca conscientizar a população sobre os prejuízos que essa prática trazem para o trabalho das equipes de emergência

Zélia Ferreira

(Brasília – 26/5/2021) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal lança, nesta quinta-feira (27), uma campanha educativa com o objetivo de sensibilizar a população sobre os prejuízos que o estacionamento irregular traz para a fluidez do trânsito e, principalmente, para o trabalho das equipes de emergência.

A iniciativa do Detran conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do DF, que irá acompanhar a ação para mostrar as dificuldades de circulação que, muitas vezes, são encontradas em diversas localidades. A prática de estacionamento em local proibido ou de forma irregular tem sido uma grande barreira para os deslocamentos das viaturas em casos de emergência, principalmente as de combate a incêndio, que são de grande porte.

Há casos em que não é possível desobstruir as passagens sem causar danos àqueles veículos que impedem o deslocamento das viaturas, mas nada se compara às perdas que o atraso ou a falta de atendimento pode trazer às vidas em perigo.

A ação educativa integra as atividades do movimento Maio Amarelo 2021 e acontecerá em diversos locais previamente mapeados sob a perspectiva da quantidade de ocorrências flagradas pela fiscalização de trânsito. Será feita a entrega de material informativo e orientação dos condutores. Apesar do caráter educativo da iniciativa, os agentes de trânsito estarão presentes para atuarem em casos emergenciais.

Infrações

Todas as infrações relacionadas a estacionamento irregular e suas penalidades estão descritas nos 20 incisos do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro. A multa varia de acordo com o tipo de irregularidade, de leve a gravíssima

Em todo o ano de 2020, foram registradas 94.603 infrações relacionadas a estacionamento irregular. Nos quatro meses deste ano, houve um crescimento de 4,5% nas ocorrências desse tipo. De janeiro a abril, já foram flagrados 34.549 veículos nesta situação, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 33.044 flagrantes. Os dados referem-se à autuação do Detran/DF, da PMDF e do DER/DF.