19/07/23 às 18h59 - Atualizado em 20/07/23 às 13h57

Detran lança campanha para mais segurança dos motociclistas

Mortes de motociclistas no DF cai 27% em relação ao primeiro semestre do ano passado

Zélia Ferreira

(Brasília – 19/7/2023) – Preocupado com a segurança de trânsito envolvendo motocicletas, o Departamento de Trânsito Distrito Federal promove, nesta quarta-feira (19), uma nova campanha educativa com foco no motociclista. Com o slogan “Qual é o seu modo moto? Seja vivo! Viva seu modo moto com o Detran-DF”, a campanha incentiva o motociclista a refletir sobre as medidas de segurança indispensáveis no trânsito, principalmente sobre duas rodas, sem perder o prazer que pilotar uma moto pode proporcionar.

“A redução de mortes no trânsito depende principalmente do respeito às normas previstas para todos que utilizam as vias em seus deslocamentos diários. Em especial, há uma preocupação maior com a segurança dos mais vulneráveis, que são motociclistas, ciclistas e pedestres. Por isso, lançamos essa campanha para que os motociclistas se atentem aos cuidados indispensáveis com a sua própria vida e a segurança dos demais usuários das vias”, destaca o diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento.

Este trabalho de conscientização já tem reduzido bastante o número de sinistros fatais envolvendo motocicletas nas vias do DF. Foi registrado 25% menos acidentes envolvendo motocicletas no primeiro semestre deste ano (35) em relação ao primeiro semestre de 2022 (47). A quantidade de motociclistas mortos também reduziu bastante: 27%, caindo de 41 mortes registradas no primeiro semestre do ano passado (2022) para 30 mortes ocorridas no primeiro semestre deste ano. Mesmo assim, ainda é necessário permanecer com a conscientização e respeito às regras de trânsito para que mais vidas sejam preservadas.

Capital Moto Week

A veiculação da campanha coincide com o período de grande circulação de motociclistas em Brasília, em razão da realização do Capital Moto Week, o maior Festival de Motos da América Latina, que acontecerá de 20 a 29 de julho, no Parque de Exposições Granja do Torto.

Além da campanha educativa na mídia, por meio de peças publicitárias, o Detran-DF estará presente no Capital Moto Week com ações educativas, serviços de atendimento e controle de tráfego para garantir fluidez e segurança aos participantes do evento. A expectativa de público é de 800 mil pessoas e 350 mil motos.

Estande do Detran

De 20 a 29 de julho, das 15h às 20h, as equipes de educação de trânsito realizarão palestras voltadas para os motociclistas, sobre a Lei seca e a responsabilidade e cuidados necessários no trânsito. Haverá também atividades com óculos Drunk Buster, que simulam o efeito de álcool e outras substâncias entorpecentes no organismo, demonstração de viaturas de duas rodas e apresentação teatral com mímicos e repentistas. Após cada palestra, os participantes receberão material educativo voltado para pedestre e motociclistas.

Vila do Bem

De 24 a 26 de julho, das 14h às 17h, terá uma tenda com várias atividades educativas para as crianças. Bonecos vão interagir com os pequenos e entregarão material educativo feito especificadamente paras as crianças que passarem pelo estande do Detran-DF.

Lady Bike

No dia 29 de julho, o Detran estará com uma ação educativa voltada exclusivamente para o público feminino, no espaço Lady Bike. A professora Jucelia Farias de Moura Xavier vai ministrar uma palestra sobre a questão Álcool e Direção e o grupo de teatro, formado somente por mulheres, fará apresentação de mímica.

Atendimento ao Cidadão

Nos dias 25 e 26, das 9h das 17h, servidores do Detran-DF oferecerão serviços referentes a habilitação e veículos na carreta do Na hora. Além de obter informações, tirar dúvidas e orientar os cidadãos sobre o cadastro e a utilização do Portal de Serviços e aplicativo Detran Digital, Programa Habilitação Social e renovação de CNH e necessidade de biometria, o cidadão poderá emitir credencial de estacionamento para idoso, consultar o prontuário e pontuação na habilitação, vale carta e nada consta. Também poderão pedir alteração de endereço, realizar comunicado de venda, consulta e emissão de débitos, certidão de propriedade, emissão de CRLV-e e nada consta de débitos de veículos.