Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/16 às 16h34 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran realiza primeira campanha educativa na Ciclofaixa

COMPARTILHAR

O objetivo é conscientizar a população sobre o respeito e atenção à nova sinalização

(Brasília, 11/04/2016) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou na última sexta-feira (8), a primeira ação educativa de trânsito na ciclofaixa de Águas Claras. As equipes ficaram concentradas no cruzamento da Avenida Araucárias com a Rua 14, na altura do Colégio Sigma.

Durante a blitz educativa foram distribuídos materiais voltados principalmente para ciclistas, como pulseiras florescentes, folder com dicas de segurança, disco educativo com placas oficiais de trânsito, além de uma cartilha de bolso com os direitos e deveres dos ciclistas impostos pelo Código de Trânsito Brasileiro. Os bonecos “Amigos do Trânsito” estiveram presentes para chamar a atenção principalmente das crianças que passavam por ali.

Durante todo o mês de abril, o Detran realizará campanhas educativas em Águas Claras para conscientizar os cidadãos e informar a população sobre as mudanças no trânsito da cidade.

Opinião da população

Mesmo com a obra inacabada, a ciclofaixa já está sendo utilizada por moradores da região. “Acho maravilhoso. Eu não sou ciclista, mas dia desses, eu fui levar a bicicleta da minha filha para consertar e voltei pela ciclofaixa. Foi ótimo. Águas Claras está em constante crescimento e medidas como esta, que vocês estão tomando, são importantes”, disse André Luiz Matos, bancário e morador de Águas Claras, há 6 anos.  

 “Acho que ainda falta muita educação por parte dos motoristas e dos ciclistas também, por isso, tem que ter muita campanha educativa. Eu uso a bicicleta para ir à faculdade e apoio a ciclofaixa.” Essa é a opinião de Fabrício Araújo, administrador e morador de Águas Claras há 6 meses.

Para o professor de Fisioterapia João Paulo Matheus, que usa a bicicleta para ir e voltar do Campus da UnB em Ceilândia, num trajeto de 20 km por dia, “uma coisa tem que acompanhar a outra. A ciclofaixa legaliza uma situação do meio de transporte. Se você olhar bem, em países desenvolvidos são oferecidos subsídios para estimular o uso da bicicleta. É uma tendência”. João Paulo mora em Águas Claras há 5 anos.    

Próxima ciclofaixa

A próxima etapa do Projeto Mobilidade Ativa, que diz respeito à ciclofaixa, prevê que a Avenida Castanheiras seja a próxima a receber a sinalização. Isto deve acontecer após a execução da obra de recapeamento da via. 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)