Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/16 às 16h56 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Detran recebe treinamento para instalação de faixas elastoplásticas

COMPARTILHAR

Profissionais da 3M ministram curso com técnicas de instalação da faixa de pedestre

(Brasília, 09/03/2016) – Na manhã desta quarta-feira (09/03), o Núcleo de Sinalização Estatigráfica (Nuest) do Detran-DF recebeu treinamento sobre as técnicas de instalação de faixas elastopláticas. Cerca de 40 profissionais do Detran participaram do curso teórico e prático ministrado pela empresa 3M, que é fornecedora do material.

 

O Detran-DF aderiu à faixa de pedestre com laminado elastoplástico, em 2013, adquirindo sete mil metros do material para substituir a sinalização de pintura no asfalto. Enquanto a tinta tem durabilidade média de seis meses, o material elastoplástico, fornecido pela 3M, oferece garantia de três anos, e ainda apresenta melhor visibilidade no escuro e na chuva.

 

Teoria e prática

Na terça-feira (08/03) os técnicos da 3M ministraram aula teórica para o pessoal do Núcleo de Sinalização Estatigráfica do Detran, no auditório do Depósito de Veículos do Plano Piloto, para falar das condições ideais de uso do material elastoplástico. Nesta quarta-feira (09/03), a equipe esteve numa faixa de pedestre, na via W5 Norte, próximo ao UniCeub, para fazer a instalação correta do material.

 

Para manter a qualidade do produto, a 3M doou ao Detran um rolo manual de 120 quilos, que será utilizado na instalação das faixas de pedestres, que antes eram colocadas somente com a pressão dos pés no asfalto, além de um promotor de aderência.

 

O laminado elastoplástico tem 1,5mm de espessura, com material retrorrefletivo para sinalização horizontal em piso. Os sete mil metros do laminado foram adquiridos pelo Detran-DF, em novembro de 2013, por R$ 835 mil.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)