Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/20 às 18h14 - Atualizado em 28/12/20 às 17h39

Detran retoma oficinas de atualização para agentes de trânsito  

COMPARTILHAR

 

Oficina desta segunda-feira foi direcionada aos supervisores e abordou o tema Motocicletas e Escapamentos

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 16/11/2020) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal retomou, na tarde desta segunda-feira (16), as oficinas de atualização para agentes de trânsito. A abertura do evento, realizado no auditório do Detran Sede, contou com a presença do diretor-geral, Zélio Maia, do diretor de Educação, Marcelo Granja, e do diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm.

 

O diretor-geral, Zélio Maia, destacou que “a educação no trânsito passa pela capacitação dos servidores” e propôs que sejam tratados, nas oficinas, outros temas que não estejam diretamente ligados às atividades do dia a dia da fiscalização, mas que possam agregar valor à atividade dos agentes”. Zélio Maia ainda destacou a necessidade de interligação maior entre as áreas de fiscalização e engenharia, a fim de gerar um trabalho mais proveitoso para a população.

 

Para o diretor de Educação, Marcelo Granja, “a parceria entre as áreas de Educação, Fiscalização e Engenharia fortalece o órgão e o conhecimento, principalmente nesse momento em que o Código de Trânsito Brasileiro sofreu várias alterações”. Ele ressaltou também a importância de alinhar as ações de rua, desenvolver materiais atualizados sobre a legislação de trânsito e estender as oficinas também para os servidores administrativos.

 

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm, neste primeiro momento a discussão será feita entre os supervisores, mas as oficinas giram para outros agentes e devem abordar também temas como: liderança, abordagem, uso de equipamento não-letal, entre outros.

 

O tema da primeira oficina foi Motocicletas e Escapamentos. Para o coordenador de Trânsito da Região Metropolitana, Luiz Carlos Souto, “é muito importante oferecer essa especialização aos agentes, pois a infração de escapamento irregular impacta não só na irregularidade de trânsito, mas também no sossego da população, tanto na quantidade de ruído emitido como pela poluição que é gerada quando se adultera os escapamentos, prejudicando o sistema de filtragem do ar.”

 

Prática

Depois de discutirem sobre a aplicação da legislação de trânsito, identificando as diferentes infrações relacionadas ao escapamento das motocicletas, os agentes participaram de uma atividade prática, que contou com a observação dos escapamentos de motocicletas apreendidas pela autarquia para verificar as alterações mais comuns praticadas por donos de motos.

 

A oficina foi coordenada pelos agentes Kesley Kristiano, Danielle Cristiny, Wellington Borges e Luiz Carlos Souto e contou com a participação da Unidade de Motociclistas Operacionais de Trânsito (Umop).

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)