18/04/22 às 18h26 - Atualizado em 7/06/22 às 22h18

Fiscalização de trânsito flagra 517 condutores alcoolizados na Semana Santa

Deixar de usar o cinto de segurança foi a infração mais flagrada pelas equipes durante o feriado, contabilizando 714 registros

(Brasília, 18/4/2022) – Com o foco na segurança no trânsito e preservação da vida, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal apertou o cerco contra os condutores embriagados durante a Semana Santa. Muitos daqueles que aproveitaram o feriado prolongado para fazer uso de bebidas alcoólicas e insistiram em assumir a direção de veículos foram surpreendidos pelas operações dos órgãos de trânsito no DF.  Entre os locais fiscalizados, estão: Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Santa Maria e Taguatinga.

Entre a quinta-feira (14) e a madrugada desta segunda-feira (18), equipes de fiscalização de trânsito flagraram 517 condutores alcoolizados, sendo que dois deles foram flagrados pela segunda vez em menos de 30 dias. Ambos os condutores são infratores contumazes e apresentam históricos de cometimento de diversas infrações e condutas de desrespeito à vida.

A falta do cinto de segurança tanto pelo condutor ou pelos passageiros foi a infração mais flagrada: 714 autuações. Ao todo, 69 motoristas foram multados porque usavam o celular enquanto dirigiam. E quase 200 veículos estavam com a documentação irregular: 197 não licenciados.

Os dados demonstram que o comportamento de muitos condutores coloca em risco a segurança de todos os usuários das vias, sendo necessária a conscientização de cada cidadão envolvido no trânsito. De acordo com o diretor de Educação de Trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja, além de intensificar a fiscalização de trânsito para coibir a prática de infrações e o desrespeito às normas de segurança, o Departamento tem trabalhado intensamente para reduzir os índices de mortes no trânsito, principalmente com ações educativas em escolas, parques, locais com grande circulação de pessoas e campanhas de mídia, mas o órgão não consegue sozinho. “Precisamos contar com a conscientização da sociedade para não tolerar que seus amigos e familiares peguem a direção do veículo após o consumo de bebida alcoólica”, reforça Marcelo.