Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/21 às 8h19 - Atualizado em 3/11/21 às 8h19

Fiscalização flagra 261 condutores alcoolizados no fim de semana

Somente em Santa Maria, a Operação Força Conjunta retirou 177 motoristas bêbados das vias  

 

Valquíria Cunha

 

(Brasília, 1º/11/21) – Da noite de sexta-feira (29/10) até a madrugada desta segunda-feira (1º/11), a fiscalização de trânsito do Detran realizou, com o apoio da PMDF, diversas operações nas vias urbanas de Santa Maria, Gama, Estrutural, Paranoá, Sobradinho I/II, Asa Norte, Taguatinga, Sudoeste, Lago Norte, Vicente Pires e Ceilândia.

 

Durante as ações, 84 condutores foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool, 124 estavam utilizando o aparelho celular enquanto dirigiam, 64 conduziam o veículo com algum tipo de irregularidade na CNH (sem possuir, vencida, suspensa, cassada ou categoria diferente) e outros 17 foram autuados por avançar o sinal vermelho do semáforo.

 

Operação Força Conjunta

 

Entre as 22h de sábado (30) e as 2h de domingo (31), a PRF, o Detran-DF, a PMDF e o DER realizaram a 10ª edição da Operação Força Conjunta, desta vez em Santa Maria. A ação ocorreu em 10 pontos ao longo da BR-040 e nas Rodovias DF-290, DF-473 e DF-001.

Com o lema “O crime passa pelo trânsito”, a operação busca unir forças para promover maior segurança viária à população, coibindo, por exemplo, alcoolemia ao volante, entre outros delitos e infrações que ofereçam risco ao tráfego.

 

Resultado

 

As equipes realizaram cerca de 950 abordagens e flagraram 177 condutores dirigindo sob o efeito de álcool. Ao todo, 43 veículos foram removidos aos depósitos.

 

Três motoristas foram levados à delegacia de polícia por apresentarem teor alcóolico considerado crime e uma pessoa foi presa por estar foragida da justiça, com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.

 

Caso ocorra a reincidência da infração no período de até 12 meses, a multa é em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. A recusa em realizar o teste do etilômetro também é considerada infração com as mesmas penalidades.

 

Além das sanções administrativas, se o teste indicar concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, a conduta passa a ser considerada crime, cuja pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da CNH ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

 

Efetivo

 

A operação contou com o apoio do Helicóptero Sentinela, do Detran-DF e com a atuação de 120 agentes e policiais distribuídos em 53 viaturas e nove guinchos. Também foram utilizados drones.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)