Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/19 às 11h03 - Atualizado em 8/11/19 às 11h03

Inclusão de deficientes visuais na mobilidade urbana

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 6/11/2019) – Alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, da 612 Sul, participaram do lançamento de uma campanha educativa de inclusão dos deficientes visuais na mobilidade urbana, na manhã desta quarta-feira (6).

Para os adultos, teve palestra com o educador do Detran, Edvan Barbosa, e distribuição de um folder com as dicas para uma mobilidade segura impressas em braille, construído em parceria com o Centro de Ensino Especial. À tarde, haverá mais uma palestra, das 14h às 15h.

 

Para os pequenos, o Detran montou um circuito com atividades infantis, onde as crianças se divertiram e aprenderam com o Segurito, mascote da Educação de Trânsito. Além de ganharem máscaras do personagem, cada um pode manusear o boneco para conhecê-lo melhor utilizando o tato. Além disso, todos os alunos ouviram atentamente, na voz da educadora Darilene Rufina, as recomendações do Segurito para uma mobilidade segura. Ao final, eles realizaram uma atividade de alinhavo com as placas de trânsito e tiveram a oportunidade de falar o que aprenderam para os colegas.

 

Pais e professores ficaram entusiasmados com o desempenho das crianças durante as atividades. Para a coordenadora Flávia Meireles, esse trabalho do Detran é muito importante. “Aqui nós trabalhamos visando à independência de nossos alunos e, quanto mais cedo eles começarem a ter acesso à Educação de Trânsito, melhor para garantir uma mobilidade segura”, explicou Flávia.

 

Dicas aos deficientes visuais

 

* No trânsito, sempre utilize a bengala mesmo que somente tenha baixa visão. Ela é sua segurança e permite que os condutores o identifiquem;

 

* Antes de atravessar na faixa de pedestre, dê sinal de vida com o braço (nunca com a bengala!) e procure estar atento aos sons dos veículos;

 

* Durante a travessia, mantenha o braço fazendo sinal de vida;

 

* Ao realizar qualquer deslocamento, esteja atento: evite o uso de celular e fones de ouvido. Eles atrapalham a percepção dos sons comprometem a sua segurança;

 

* Seja visto: dê preferência ao uso de roupas claras e materiais refletivos;

 

* Sempre atravesse nas faixas de pedestres, passagens subterrâneas ou passarelas, quando não houver, peça ajuda.

 

Blitz educativa

 

Na quinta-feira (7), os alunos participarão de uma grande blitz educativa, nas proximidades do Centro de Ensino Especial, das 11h às 12h, abordando os condutores a fim de conscientizá-los sobre as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais no seu trajeto diário. Os condutores receberão um folder com orientações específicas de cuidados com pedestres cegos ou com baixa visão.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)