Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/23 às 12h23 - Atualizado em 11/10/23 às 12h29

“Libras tem Voz”, projeto leva conscientização sobre trânsito para surdos

COMPARTILHAR

Nesta quarta-feira (11), o Detran-DF lança o projeto “Libras tem Voz”, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação (Ascom) da autarquia que tem como objetivo levar informações e conscientização para surdos, com vídeos produzidos em Libras com tradução e legenda.

 

A Ascom convidou o Emanuel Andrade, primeiro instrutor e examinador de trânsito surdo do Brasil, e a Lizani Liz, chefe do Núcleo de Fiscalização Administrativa e mestre em tradução com área de pesquisa em Libras, para participarem desse desafio.

 

Emanuel Andrade e Lizani fizeram o vídeo piloto, publicado semana passada, sobre como é possível o surdo obter a Carteira Nacional de Habilitação. No segundo vídeo de lançamento do projeto, publicado nesta quarta-feira, a dica é sobre os cuidados em dirigir na chuva.

 

A voz de libras

 

Lizani Liz é a voz no projeto “Libras tem Voz”. A servidora do Detran-DF despertou seu interesse em Libras em 2018 quando participou de uma palestra na Escola de Governo do Distrito Federal. De lá para cá fez pós-graduação no assunto, fez outro curso no Instituto Federal de Brasília (IFB) e aceitou o convite da Escola Pública de Trânsito (EPT), da Diretoria de Educação de Trânsito (DIREDUC), para conhecer o projeto “Libras no Trânsito” que estava sendo proposto na área de obtenção da CNH para candidatos surdos.

 

Os desafios levaram Lizani a ingressar no Programa de Mestrado em Estudos da Tradução, na UnB. “Fui aprovada e em fevereiro de 2023 defendi minha dissertação com o tema: ‘A Terminologia no campo da Direção Defensiva para CNH: proposta de glossário bilíngue Português-Libras’”, disse Lizani que emprestou seus conhecimentos no vídeo proposto pela Ascom.

 

Para futuros vídeos do projeto, outros servidores do Departamento com conhecimento em Libras realizarão a tradução e um servidor do DER, Rogério Feitosa, que assim como como Emanuel é surdo, será responsável pela Libras.

 

Vamos assistir?

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)