Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/16 às 15h18 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Maio Amarelo com um mês de atividades educativas de trânsito

COMPARTILHAR

As ações incluem abordagens, blitzes, passeios ciclísticos, cinema e teatro

(Brasília, 29/04/2016) – Com a atenção voltada para o ciclista, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) – em parceria com o DER, BPTran, PRF, CBMDF, PMDF, UnB, DFTrans, Secretarias de Educação e de Cultura e da Administração do Parque da Cidade – fará a abertura oficial do movimento Maio Amarelo de 2016 no próximo domingo – dia 1º de maio – no estacionamento 13 do Parque da Cidade, a partir das 9h.

O objetivo do movimento é mobilizar e conscientizar a sociedade, visando à redução de acidentes e um trânsito mais seguro, além de fazer com que o tema se torne pauta diária durante todo o mês de maio. Para isso, a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF elaborou um extenso cronograma de atividades para cada dia do mês.

Este ano, a novidade do Maio Amarelo no DF são as “invasões”. A equipe de educação de trânsito do Detran tomará de surpresa instituições públicas e privadas com abordagens e distribuição de material informativo, para chamar a atenção sobre o tema. Tudo devidamente autorizado pelos responsáveis legais dos órgãos.

Também será lançado o projeto Cine Detran – Mobilidade Urbana Nas Escolas do DF, uma ação educativa que consiste em cinco exibições públicas do documentário Bike vs Carros, de Fredrik Gertten, no Cine Brasília.

Na UnB será criado o espaço Maio Amarelo, destinado às atividades do movimento como exposição, exibição de filmes e apresentação de teatro sobre trânsito. Ainda haverá caminhada no Minhocão incentivando o uso de bicicleta, além de blitz educativa no Campus.

A vez do ciclista

Durante o mês de maio, o Detran voltará toda atenção ao ciclista. Para tanto lançará, no dia 8, uma campanha na mídia que se estenderá por 40 dias. As peças publicitárias abordarão o respeito no compartilhamento de vias, a preferência do ciclista e a empatia. Soma-se a isso, um passeio ciclístico com o governador Rodrigo Rollemberg, na Floresta Nacional de Brasília, no dia 29.

Para a segurança no trânsito e a redução de acidentes, o Detran enfatizará em suas campanhas direitos e deveres dos ciclistas. Recomendará que respeite a sinalização e a faixa de pedestre, pare no semáforo e redobre a atenção nos cruzamentos. Que utilize equipamentos de segurança como campainha, capacete e sinalização noturna, trafegue no sentido da via e mantenha-se visível.

O movimento Maio Amarelo no Distrito Federal será focado, principalmente, no respeito ao ciclista e contará com uma extensa programação.

Abertura do Maio Amarelo

Durante o evento, haverá exposição de viaturas do Detran e órgãos parceiros, abordagem aos frequentadores do Parque e distribuição de material informativo. Para as crianças o Detran promoverá jogos educativos com a presença dos bonecos “Amigos do Trânsito”.

Algumas escolas, shoppings e o Metrô também receberão a ação. O cronograma prevê 31 dias de atividades em diferentes regiões do DF e entorno.

#EuSou+1 por um trânsito mais humano

O slogan do Maio Amarelo deste ano foi lançado em todas as redes sociais, com forte apelo: “Somos 43 mil mortos no trânsito”. A proposta é evidenciar que as mortes precisam ser freadas e que cada um é responsável por mudar esse cenário.

Edições anteriores

No ano de 2014 o tema do Movimento foi sobre alcoolemia. Em 2015, o foco foi o uso do cinto de segurança e o abuso da velocidade. Para 2016, a expectativa é que os órgãos de segurança pública do DF, apoiados pelas secretarias, entidades e sociedade, possam observar os CICLISTAS, pois a bicicleta usada como meio de transporte tem sido uma realidade crescente na cidade.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)