6/11/18 às 16h19 - Atualizado em 6/11/18 às 16h19

Mortes no trânsito do DF desaceleram

O Distrito Federal fechou o quinto mês consecutivo com redução no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias que cortam a capital. Os 18 óbitos ocorridos no mês de outubro, por exemplo, representaram uma queda de 36% se comparado a outubro do ano passado quando morreram 28 pessoas vítimas de acidentes.

Desde o último mês de junho que a Estatística do Departamento de Trânsito (Detran-DF) vem registrando uma redução progressiva no número de mortes. De lá para cá, foram poupadas 34 vidas se comparado à quantidade de óbitos no mesmo período. Foram 132 mortes, de junho a outubro de 2017, e 98, de junho a outubro de 2018.

É importante destacar que o ano de 2017 foi o que registrou o menor número de mortes em acidente de trânsito já computado pela Estatística de Trânsito do Detran, 254. “Foi um resultado histórico e o desafio da direção-geral do Órgão é superar essa marca ou encerrar o ano muito próximo disso”, almeja o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca.

Ele avalia essa queda como resultado de muita dedicação e do olhar permanente da fiscalização do Detran, da PMDF e do DER sobre a cidade. A isso, somam-se as ações planejadas da Educação de Trânsito e o trabalho diário da Engenharia de Trânsito para tornar as vias mais harmonizadas. Todo o trabalho do Detran, relativo a prevenção de acidentes, é realizado com base em diagnósticos da Estatística de Trânsito que traça, permanentemente, o mapa da violência nas vias.

O balanço de acidentes e mortes no trânsito, em outubro, foi divulgado na manhã desta terça-feira (6), em entrevista coletiva convocado pelo secretário de Segurança Pública e Paz Social, Cristiano Sampaio. Na ocasião, também foram apresentados os dados da PMDF, da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Mulher, entre outros.