21/09/20 às 12h49 - Atualizado em 21/09/20 às 12h49

No fim de semana, mais de 280 condutores foram flagrados na Lei Seca no DF

Foram realizadas cerca de 1.200 abordagens durante as ações de fiscalização

Valquíria Cunha/Zélia Ferreira (Ascom Detran-DF)

(Brasília, 21/09/2020) – Da noite de sábado (19) até a madrugada de domingo (20), o Detran-DF realizou, com o apoio da Polícia Militar, diversas operações de fiscalização nas regiões de Brazlândia, Asa Norte e Santa Maria.

Os agentes realizaram cerca de 432 abordagens e flagraram 127 condutores dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica, sendo que dois deles foram conduzidos para a delegacia de polícia por apresentarem índice alcoólico considerado crime de trânsito.

Ainda durante as ações, 14 condutores foram flagrados com a CNH vencida, dois com o direito de dirigir suspenso e 38 eram inabilitados.

Força Conjunta

Sob o lema “o crime passa pelo trânsito”, as instituições que exercem as atividades de policiamento e fiscalização de trânsito nas vias do Distrito Federal realizaram, na noite dessa sexta-feira (18), mais uma edição da Operação Força Conjunta, com o objetivo de promover mais segurança viária à população. A ação integra as atividades da Semana Nacional de Trânsito 2020, que acontece de 18 a 25 de setembro.

Mais de 150 agentes de trânsito e policiais das quatro instituições participantes – Departamento de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) – atuaram de forma coordenada e simultânea em nove pontos de bloqueio, na região de Sobradinho. A R.A. foi previamente escolhida por meio da análise estatística de acidentes de trânsito e estudos de combate à criminalidade.

Durante a operação, foram realizadas cerca de 866 abordagens. Ao todo, 158 condutores foram autuados com base no artigo 165 do CTB (Lei Seca), sendo dois deles levados à DP por apresentar teor alcoólico considerado crime. Outros 54 eram inabilitados, 12 estavam com a CNH vencida, quatro pilotavam motocicletas com escapamento alterado e 121 infrações foram registradas por motivos diversos. Ao todo, 39 veículos foram removidos para os depósitos do Detran.

Os policiais e agentes ainda apreenderam na ação 100 gramas de drogas, 15 comprimidos de Ecstasy e recuperaram dois veículos com registro de roubo/furto. Além de fiscalizar infrações de trânsito, como alcoolemia ao volante e direção perigosa, por exemplo, as operações também visam combater crimes que envolvem o uso de veículos, em especial o tráfico de drogas e entorpecentes.

Lançada no dia 18 de agosto, a Força Conjunta tem periodicidade mensal e cada edição fica sob a coordenação de uma das quatro instituições integrantes. A operação de lançamento foi coordenada pelo Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (CPTran) e a deste mês esteve sob a coordenação do Detran.