Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/17 às 21h02 - Atualizado em 1/11/18 às 11h41

Operação conjunta fecha fábricas de placas de veículos ilegais

COMPARTILHAR

Polícia Civil, Detran e Agefis integraram a ação que visou coibir clonagem

(Brasília, 04/05/2017) – Na manhã desta quinta-feira (04/05), o Detran-DF realizou uma Operação conjunta com a Delegacia de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) e a Agefis, no combate à fabricação de placas em estabelecimentos clandestinos, no SIA trecho 01/02.
A ação resultou em cinco estabelecimentos fiscalizados e fechados, 31 abordagens a veículos nos estacionamentos próximos, três detenções, uma motocicleta com adulteração no número de identificação veicular (chassi), diversos equipamentos utilizados na fabricação e três notificações diversas.
Com o apoio da Agefis também foi possível retirar placas que obstruíam e privatizavam vagas públicas na região.

Infrações
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Art. 221. Portar no veículo placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN:
Infração – média (4 pontos);
Penalidade – multa de R$ 130,16;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização e apreensão das placas irregulares.

Parágrafo único. Incide na mesma penalidade aquele que confecciona, distribui ou coloca, em veículo próprio ou de terceiros, placas de identificação não autorizadas pela regulamentação.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)